Política Titulo
Aidan já nomeou cinco ex-vereadores
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
26/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo sem ainda ter conseguido conquistar uma margem segura de aliados na Câmara, os quais lhe garantiriam uma governabilidade sem riscos em Santo André, o prefeito Aidan Ravin (PTB) trabalha fortemente nos bastidores para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do mandato e manter sua popularidade em alta frente à população.

O chefe do Executivo recruta ex-vereadores que, apesar de não terem conseguido se eleger, continuam com grande base em seus respectivos bairros de atuação. Até o momento, Aidan nomeou cinco ex-parlamentares que trabalharam com ele no Legislativo entre 2005 e 2008: os tucanos Marcos Medeiros e Airton Bíscaro. Carlos Raposo (PP). Itamar Fernandes (PSB) e Luiz Zacarias (PR), sendo que os dois últimos apoiaram a eleição do deputado Vanderlei Siraque (PT) na disputa contra o petebista.

Itamar integra um partido que além de não ter definido posição no Legislativo, ficou ao lado dos petistas na eleição que definiu o presidente da Câmara neste biênio - Sargento Juliano (PMDB), apoiado por Aidan. Zacarias, embora tenha sido o mais votado do município, ficou sem cadeira na Câmara em decorrência da regra eleitoral. Além disso, apoiou dois adversários de Aidan na eleição: Raimundo Salles (DEM) no primeiro turno, e Siraque no segundo.

Os cinco ex-vereadores já nomeados terão papel de interlocução com a população. Considerados a ponte entre o prefeito e o povo, custarão mensalmente R$ 25 mil (valor dos salários somados) a Aidan.

E as nomeações não devem parar por aí. O próximo a entrar no governo, ventila-se, é Carlos Ferreira (PDT). Em férias em Goiás, o pedetista retorna hoje a Santo André e tem encontro agendado com o chefe do Executivo. "Independentemente de integrar o governo, defendo rigorosamente o nome de Aidan. Era a única opção que a cidade tinha para sair daquela coisa toda do PT", disse ele, cujo partido apoiou a chapa majoritária petista, inclusive, indicando o vice.

Ferreira negou que esteja na expectativa de ingressar na administração. "É preciso saber se serei útil. Se puder prestar serviço de verdade, com lealdade e produtividade, estou à disposição", reforçou.

A assessoria de Aidan afirmou que a ideia do prefeito é governar com todos. "Não há porta fechada para ninguém. Essas pessoas entenderam isso. A eleição é página virada. Agora, o prefeito quer governar".

TRANQÜILIDADE -  Os vereadores que trabalharam pela derrota de Aidan na eleição não veem problema em ter mudado de lado. "Estamos juntos para trabalhar pelo bem comum", justificou Itamar.

Zacarias disse que aceitou convite após entender a "importância do projeto". O republicano, quando do anúncio de apoio ao PT, a quem sempre fez oposição, disse ter feito a opção pela "falta de projeto de Aidan". "A cidade vem em primeiro lugar", discursou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;