Automóveis Titulo
Híbrido: ele chegou!
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
07/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O futuro chegou ao Brasil! A tecnologia híbrida, antes aparentemente tão distante, finalmente começa a rodar por ruas e avenidas do País a bordo do novo Mercedes S400 Hybrid, vendido apenas por encomenda por US$ 253,5 mil (R$ 463,5 mil) - US$ 80 mil a menos que a opção ‘tradicional'.

Fabricado na Alemanha, o sedã de luxo utiliza dois motores: um a combustão 3.5 V6 de 279 cv e outro elétrico, menorzinho, de apenas 20 cv - por isso da nomenclatura Hybrid (híbrido, em inglês).

Posicionado entre o bloco à gasolina e a caixa de câmbio, o propulsor elétrico - plugado a uma bateria de íon de lítio de 240 volts e dez anos de vida - tem a função de ajudar nas acelerações e retomadas. Para isso, despeja - assim que o sistema identifica a necessidade de mais força - 16,3 mkgf, que se somam aos 35,7 mkgf de torque do seis cilindros.

O resultado deste conjunto muito bem afinado são respostas mais rápidas e satisfatórias, menos emissão de CO2 e maior economia de combustível - 12,66 km/l, de acordo com a Mercedes (9% a menos que a versão S ‘normal').

Nas frenagens - utilizando os freios ou apenas o freio-motor -, o bloco elétrico passa a funcionar como gerador, recarregando a bateria.

TECNOLOGIA - Avaliamos o S400 Hybrid pelo recém-inaugurado Trecho Sul do Rodoanel. Logo de cara a primeira surpresa: estamos em um Mercedes blindado - cerca de 180 quilos de peso extra. "Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 110% dos compradores deste veículo mandam blindá-lo", revela Roberto Gasparetti, responsável pelo marketing de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Devidamente acomodado no luxuoso sedã - que traz acabamento impecável - , caímos fora no asfalto.

E nos semáforos, antes de acessarmos a Rodovia Anchieta rumo ao Rodoanel, observamos mais uma novidade do modelo: o Eco start-stop, que, abaixo de 8 km/h, simplesmente desliga o motor a combustão elevando - mesmo que pouco - a economia de combustível. Parado é possível observar o silêncio profundo e o ponteiro do contagiros dormindo no zero. Luz verde! Medo de ficar parado? Nada! Basta pisar novamente no acelerador que o V6 volta à vida.

Na estrada é possível sentir o vigor. Nas acelerações para ultrapassagem, quando o motor elétrico entra em ação, parece que o S400 Hybrid é turbo tamanho o torque. Ponto positivo para a transmissão de sete velocidades 7G-Tronic.

O interessante é acompanhar como todo o sistema híbrido funciona por meio de uma tela de LCD no painel central. É fantástico!

CONFORTO - Quem busca um Mercedes S quer conforto. Por isso, tecnologia não falta: assistente de estacionamento, sistema de entretenimento traseiro e night view (infravermelho que detecta corpos quentes a até 120 metros de distância) são apenas alguns dos inúmeros mimos.

O primeiro híbrido chegou. Vamos ver se outros virão. Para o bem de todos e felicidade geral do meio ambiente, até que seria uma boa!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;