Memória Titulo Memória
O Grande ABC que produz cultura

Dois escritores consagrados serão lembrados esta semana em atividades que poderão ser acessadas em todas as casas da região

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Amigos da memória e da literatura, para colocar nas suas agendas: esta semana teremos a IV Semana Municipal de Literatura, por live. Em pauta a obra dos escritores Antonio Possidonio Sampaio e Guido Fidelis: seus livros, a vida de cada um, as experiências que vivenciaram escrevendo, pesquisando, fazendo história, memória e, claro, literatura.

Para assistir, vejam o canal YouTube, digitalizando na busca: ‘Semana de Literatura de Santo André’. Na coordenação, o vereador Duarte Alemão, com a participação da poeta Dalila Teles Veras, jornalistas Lara Pezzolo Fidelis e Eduardo Reina e pitacos desta página Memória.

Teremos muito mais, com rodas de conversa, palestras, lançamento de livros, histórias contadas, shows. Memória relembrará vocês nas datas: sexta-feira (21) à tarde; sábado (22), pela manhã e até o início da tarde.

As semanas anteriores foram presenciais. Agora, a alternativa encontrada foi esta: via internet e celular. Mais importante: o Grande ABC não deixará de promover a sua mais pura literatura, que é regional e, ao mesmo tempo, universal.

 Informações: 9-7301-3699; 9-8959-0505.

E por falar em livros...

Prezados amigos, vejam as mais recentes publicações que chegaram à Memória – e das quais falaremos mais, oportunamente

Da Thaís Matarazzo (a incansável editora e escritora que já esteve duas vezes no Diário): Gabriela, Semeadora de Encantos Poéticos; Vovó do Pito e o Menino Paulo; Numa Chácara do Brás. Lindos romances, em prosa e verso.

Contatos: >www.editoramatarazzo.com.br; (011) 3991-9506. 

Izabel Oliveira de Mendonça Bazzo, Alma Militante: a Luta Diária pela Transformação Social (Scortecci Editora). A costureira Izabel é a fundadora do sindicato da categoria no Grande ABC. E quantas histórias têm para contar! Beatriz Helena Vicentini (edição e pesquisa).

Contatos: www.scortecci.com.br; (11) 3032-1179.

Manoel Tavares da Silva, um homem que venceu (Coopacesso). Antonia Aparecida da Silva Carrara (organizadora). Ela narra a história de um militante sindical e popular que constrói história em São Bernardo.

Contatos: www.coopacesso.org; (11) 9-9732-4278.

Diário há meio século

Quarta-feira, 19 de agosto de 1970 – ano 13, edição 1313

Manchete – Situação do cônsul brasileiro sequestrado pelos tupamaros ainda incerta

Paranapiacaba – O vereador Octavio de Oliveira solicita ao prefeito Newton Brandão a aquisição de uma carreta para o transporte de caixões fúnebres para o Cemitério Bom Jesus. Justificativa: a topografia local é irregular e dificulta o acesso ao cemitério.

Em 19 de agosto de...

1915 – Prefeito Saladino Cardoso Franco constrói depósito público para o recolhimento de animais que vivem soltos pelas ruas de Santo André. A área escolhida foi doada à Câmara pelo morador Antonio Queiroz dos Santos.

1930 – Prefeito Saladino Cardoso Franco atende a abaixo-assinado de moradores e comerciantes e ordena uma vistoria ao Matadouro Municipal, intimando os concessionários a observarem os preceitos higiênicos.

1960 – Cristina Takeshita eleita miss São Bernardo, em desfile realizado no Estoril, em Riacho Grande.

Hoje

Dia Internacional do Fotógrafo e da Fotografia

Dia do Artista de Teatro

Dia Nacional do Historiador

Santo do Dia

JOÃO EUDES (França 1601 – 1680). Sacerdote e missionário. Ele fundou a Congregação de Jesus e Maria e a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – Irmãs do Bom Pastor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;