Memória Titulo
Bidão e suas histórias da Rhodia, da Coop, do futebol...

Alcebíades Luís Massaini sempre foi mais conhecido pelo apelido Bidão, que vem da infância.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Alcebíades Luís Massaini sempre foi mais conhecido pelo apelido Bidão, que vem da infância. Ele próprio não sabia a origem do apelido. Guardamos uma gravação que fizemos com ele e em que tocamos nesse assunto. Massaini arriscou a dizer que "Bidão" talvez fosse um derivativo de "Alcebíades" - "biade", "bidão".

Bidão era andreense, aqui nascido em 1915, com uma carreira profissional vivida na Rhodia Química e que o levou a ser um dos mais importantes fundadores da Cooperativa de Consumo dos Empregados do grupo Rhodia, hoje Coop. Foi o sócio nº 3. Coube a ele repassar ao então ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a carteirinha de sócio 1 milhão da Coop, em 2003.

Bidão está no livro dos 50 anos da Coop. Ali ele fala com alegria que autorizou vários caminhões da Rhodia a deixarem a firma com material utilizado como divisórias e prateleiras da primeira loja da então Cooperhodia, que ficava num antigo depósito da Antarctica, propriedade da família Magini, a poucos metros das porteiras da estrada de ferro de Santo André. A Coop lhe deve essa providência.

Antes disso, anos antes, no seu início de Rhodia, Bidão foi goleiro e dirigente do clube e guardou vários cadernos preenchidos por ele próprio com a ficha técnica dos jogos. Um material que Bidão nos repassou e que enriquece o acervo aqui de Memória.

Bidão partiu em 6 de março último, aos 93 anos, e foi sepultado no cemitério da Saudade, na Vila Assunção. Deixou histórias, várias contadas pela coluna. E como a memória é eterna, há muito mais a transmitir daquilo que o querido Bidão nos ensinou.'

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 18 de março de 1979

Primeira Página - Octavio Gonzaga Junior, novo secretário da Segurança Pública, diz ter certeza de haver infiltração da Convergência Socialista na greve dos metalúrgicos. Câmara de Diadema apóia a greve.

Cinema - Inaugurado ontem o Cinema 1 (Rua Éster, 36, Vila Alpina), com o filme Profecia II. O novo cinema ocupa o mesmo espaço do antigo Cine Art. A programação está a cargo da Empresa Cinematográfica Sul

SANTOS DO DIA

Anselmo, Cristiano, Narciso e Cirilo de Jerusalém (Jerusalém: 315-375). Bispo. Doutor da Igreja. Escreveu as "Catequeses".

Frei Anselmo Fracasso escreveu: "Quem se irrita com tudo, vive sempre descontente".

EM 18 DE MARÇO DE...

1969 - Médico Celso Gama falece em Santo André aos 45 anos. Foi o fundador e diretor do Hospital Dr. Cristóvão da Gama, na Vila Assunção.

1989 - Memorial da América Latina é inaugurado em São Paulo, com projeto de Oscar Niemeyer e conceito de Darcy Ribeiro. Fernando Vasco Leça do Nascimento, de São Bernardo, é o seu presidente atual, com mandato renovado para mais um mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;