Economia Titulo
Motivação ajuda a enfrentar a crise
Por Lucas Tieppo
Especial para o Diário
01/03/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


Crises econômicas, como a que se apresenta atualmente em praticamente todos os setores da economia mundial, muitas vezes tornam o ambiente de trabalho um local pouco agradável. Cortes de verbas e, principalmente no quadro de funcionários, podem fazer com que o trabalhador perca a motivação e passe a trabalhar infeliz, o que pode piorar a situação.

Para o psicólogo e especialista em Recursos Humanos Newton Ferreira, o combate a falta de motivação deve ser feito em conjunto. "É preciso admitir a falta de ânimo, aproveitando a oportunidade para promover mudanças".

Segundo Ferreira, quando falta ânimo no ambiente de trabalho é um indício de que algo deve ser revisto. É a hora de se pensar na vida, nos objetivos profissionais, nas insatisfações e nas mudanças que podem ser promovidas para resolver o problema da desmotivação. "Já o empregador deve encarar com normalidade e praticidade a situação. Deve mostrar-se disponível, acolhedor e interessado, quem sabe até propondo uma conversa, caso o empregado não tome a iniciativa", afirmou Ferreira.

Para enfrentar a atual crise mundial, o psicólogo destacou que a comunicação entre empregado e empregador deve ser a melhor possível. "Dúvidas precisam ser esclarecidas, críticas devem ser ouvidas, sugestões devem ser estimuladas", esclareceu.

O empregador, porém, também precisa ser capaz de reconhecer e admitir que os funcionários estão desmotivados e agir rapidamente para contornar a situação. "Se revoltar com a situação ou achar que o problema é dos outros não vai ajudar em nada na solução", advertiu Ferreira.

"Ações esporádicas como levar todo mundo para assistir àquele palestrante animado que ‘levanta até defunto' ou reunir a turma num churrasco de final de semana tem efeitos circunstanciais e limitados", concluiu.

Caso de sucesso - A Lemar Ink, empresa de cartuchos ecológicos, deu um bom exemplo de como contornar a crise econômica mundial e ainda motivar seus profissionais. Com uma série de medidas, a empresa de cartuchos conseguiu aumentar no mês de janeiro seu faturamento em 25%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Uma das principais ações foi motivar o setor comercial da empresa.

De acordo com o gerente de marketing da Lemar Ink, Lucas Cavalcante, conhecer as necessidades da equipe é um dos primeiros passos. "Acreditamos que para motivar nossa equipe, temos que ouvir e conhecer a fundo as necessidades. Somente dessa maneira podemos, em épocas instáveis como a atual, dar o suporte que essa equipe precisa para continuar feliz com seu trabalho", afirmou. (Supervisão Michele Loureiro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;