Memória Titulo COLUNA
Eles fazem história e memória

No Pacaembu e no Grande ABC a mesma vontade de conhecer, descobrir, buscar identidade...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O que há de comum entre essas duas fotos? Resposta: o coletivo voltado à construção de história e memória. Os historiadores do futebol na reunião número 114, mês passado no Pacaembu, num cenário com duas majestades: Pelé e Marta. Os historiadores do Grande ABC, segunda-feira, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em mais um encontro preparatório ao 15º Congresso de História do Grande ABC, Santo André 2020.

Enxerida, Memória deixa uma proposta aos dois grupos: Memofut, venha participar do 15º Congresso, que terá como palco o Teatro Municipal de Santo André. Desde a primeira edição, em 1990, sempre houve espaço ao futebol nos congressos realizados. Seria maravilhoso que esse intercâmbio fosse estabelecido. 

Afinal, é no distrito de Paranapiacaba, que faz parte de Santo André, que está o mais antigo estádio de futebol do Brasil – ainda no aguardo de sua restauração.

Ficam duas propostas: o Memofut no Congresso do Grande ABC; e a Prefeitura de Santo André, restaurando o campo do Serrano. De verdade. Sem adiamentos, por favor.

Vinte Copas do Mundo.

A Gazeta Ilustrada.

Temas do Memofut

Neste sábado, o Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol) realiza a sua reunião número 115, no Pacaembu. A pauta, divulgada pelo professor Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut), destaca:

Bate-papo e sessão de autógrafos com o professor José Alberto Aguilar Cortez (Eefe da USP), autor do livro Vinte Copas do Mundo de Futebol: o Legado da Escola Iugoslava de Treinadores</CF> (Curitiba: CRV, 2019). 

No livro – que estará à venda no local pelo preço de R$ 61,50 –, o autor acompanha a trajetória dos treinadores nascidos iugoslavos nas 20 Copas do Mundo realizadas entre 1930 e 2014, além de mostrar por que o legado da escola iugoslava de futebol é tão importante. 

A Gazeta Esportiva Ilustrada de 1958 a 1962: A Revista (e o Football) no Auge, com José Roberto Fornazza. 

Fornazza, assíduo do Memofut, é engenheiro, pesquisador de futebol e torcedor do Paulista de Jundiaí, de tantas jornadas com equipes do Grande ABC.

115ª Reunião do Memofut

Quando: amanhã, sábado, dia 5

Horário: das 8h30 às 13h

Local: Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº).

Acesso livre para quem curte futebol e sua história 

Newseller há 50 anos

Domingo, 4 de outubro de 1964 – ano 7, nº 344 

São Caetano – Iniciada a construção da Escola Mauá.

Santo André – Os 53 anos da Escola Industrial Julio de Mesquita.

Diário há 30 anos

Quarta, 4 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7187

Manchete – Constituição veta poluição na Billings 

A Constituinte Estadual aprovou ontem, em segundo turno, por unanimidade, a disposição transitória que proíbe o bombeamento de esgoto e outras substâncias poluentes para as águas da Represa Billings, num prazo de três anos.

Eleições 89 – Afif quer reduzir os impostos da indústria automobilística.

Indústria – A Cofap (Companhia Fabricadora de Peças), de Santo André, lançou ontem o primeiro amortecedor eletrônico do País, resultado de três anos de pesquisa e de investimento de US$ 5 milhões.

Cultura & Lazer – O Menino Maluquinho vira revista. O repórter-fotográfico Wilson Magão, do Diário, fotografa Ziraldo com sua nova produção. 

Em 4 de outubro de...

1914 – I guerra. Manchete do Estadão: o ataque dos alemães a Lierre, na Bélgica; o czar Nicolau parte para a frente dos exércitos moscovitas.

Futebol. Jogos de hoje: Germânia e São Bernardo, na Estação de Santo André; A. Garrett e Ribeirão Pires, em Ribeirão Pires.

1919 – Augusto Gomes Pinto, ex-presidente da Câmara Municipal de São Bernardo e diretor-gerente da antiga Companhia Fabril de São Bernardo (Ipiranguinha) visita a região.

1939 – II guerra. Manchete do <CF160>Estadão</CF>: Inglaterra define a atitude em face de prováveis propostas de paz teuto-soviética.

1954 –  Criada a Diretoria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de São Caetano.

1959 – News Seller anuncia que dois estádios de São Bernardo terão iluminação artificial: Ítalo Setti e Meninos FC.

Hoje

- Dia Mundial dos Animais e Dia Mundial da Natureza

- Dia Universal da Anistia

- Dia Mundial do Barman ou Bartender

Santos do dia

- Petronio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;