Turismo Titulo
Atrações para crianças, casais e vovôs
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem visita Gramado pela primeira vez tem a impressão de estar em uma cidade extraída de contos de fada. Tudo funciona de forma impecável, desde o banheiro público - perfumado, com paredes de mármore e tinindo de limpo - até as pousadas de charme, sempre prontas para receberem o turista com mimos que fazem qualquer um se sentir na casa da vovó. É comum, por exemplo, você chegar ao apartamento à tarde e encontrar uma xícara de chá quente com bolachas a esperá-lo no quarto.

Afinal a cidade respira turismo - responsável por 80% da economia local - e sabe cultivar a hospitalidade desde o berço. Na escola, a grade curricular das crianças de 1ª a 4ª série inclui uma disciplina que ensina técnicas de recepção a turistas e dá noções gerais de como funciona um estabelecimento comercial.

O resultado são ruas impecavelmente limpas, com flores que ninguém se atreve a arrancar, casas em estilo enxaimel que parecem competir em adereços, povo gentil e gastronomia que arranca suspiros até do mais exigente dos gourmets.

Comece o passeio pelo centro da cidade, para entrar no clima observando as vitrines de roupas e chocolates da Avenida Borges de Medeiros, os restaurantes da Rua Coberta e imponência da Igreja São Pedro, com torre de 46 metros de altura toda em pedra basáltica.

Perto dali, jardineiras oferecem um tour pelos bairros, contando um pouco sobre a história do município. Vale mais, no entanto, ir até o posto de informações turísticas, em frente à igreja, para obter preços, horários de funcionamento e outras informações a respeito das principais atrações da região.

Apesar do clima de romantismo que tanto atrai casais à Serra Gaúcha, a cidade é pródiga em opções de lazer para todas as idades. Enquanto crianças deslumbram-se na cidade em miniatura do Mini Mundo, no Gramadozoo ou na Aldeia do Papai Noel, vovôs e vovós rememoram os tempos de Elvis Presley em meio aos carrões antigos do Hollywood Dream Cars.

Isso sem falar nos museus - do Perfume, Medieval, do Piano e do Chocolate - e nos roteiros de agroturismo pelo interior gramadense, onde as colonizações italiana e alemã revelam seus traços mais autênticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;