Cultura & Lazer Titulo
Cantores enfrentam eliminatória do ‘Prêmio Visa’
Por Das Agências
19/05/2002 | 17:36
Compartilhar notícia


Camila Titinger, Renato Motha, Clarice Assad e Marcelo Pretto são os cantores que participam nesta segunda-feira (20) da quinta eliminatória do 5º Prêmio Visa de MPB – Edição Vocal. A prova será realizada no Espaço Promon, em São Paulo, com início marcado para as 21h. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no próprio teatro, a partir das 14h.

   Camila Titinger vem sendo apontada como fenômeno. Tem 12 anos, mas não canta exatamente como se imagina uma menina desta idade. A voz tem espantosa maturidade. Paulistana, tem músicos na família e canta desde muito cedo. Ganhou concursos, cantou em corais infantis e lançou o primeiro disco no ano passado, Sol de Primavera, pela gravadora Caravelas. O arranjador foi ninguém menos do que Cristóvão Bastos, que toca com Chico Buarque e assina os arranjos de discos e shows de Nana Caymmi. Nesta segunda, Camila canta, entre as quatro números determinados pelo regulamento, Luiza, de Tom Jobim, e O Circo Místico, de Edu Lobo e Chico Buarque.

   Vem de Minas Gerais o segundo candidato da noite. É o cantor Renato Motha, que já participou do Prêmio Visa em 2000, edição dedicada aos compositores, ficando em quinto lugar. Nascido em Belo Horizonte, Renato tem 32 anos e começou a cantar criança, participando de programas de televisão. Tornou-se profissional na adolescência. Estudou violão clássico e foi professor de violão e guitarra na Escola Música de Minas, fundada por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Gravou cinco discos: Brasileiro (1995), Amarelo (1998), Antigas Cantigas Brasileiras (1999), Trilha das Mãos (1999) e Todo (2001).

   Em 1982, Renato ganhou o prêmio de cantor revelação; em 1998, o Troféu Pró-Música de melhor cantor Mineiro. Foi o vencedor do Prêmio Movimento, de 1999. Entre as músicas de seu repertório desta segunda-feira estão No Rancho Fundo, de Ary Barroso e Lamartine Babo, e Chiclete com Banana, de Gordurinha e Almira Castilho.

   Carioca, a cantora Clarice Assad é a terceira candidata da noite. Ela tem 24 anos e é filha do violonista Sérgio Assad (do Duo Assad). Uma família, como se vê, musical. Estudou piano com Natalie Fortin, na França; foi aluna, no Brasil, de Leandro Braga; e, em 1999, foi estudar música na Roosevelt University, em Chicago, nos Estados Unidos.

   No período de estudo, fez contato com músicos de jazz e cantou na noite de Chicago, recebendo elogios da crítica de lá. Clarice é ainda compositora e seu pai gravou, em 1998, no disco Velho Retrato, a música Flutuante, de autoria dela. Byron Fogo e Robert Margo encomendaram-lhe uma trilogia para dois violões e ela compôs Valsas do Rio. Fez a trilha sonora da peça Lição de Anatomia, de Carlos Mathus, em cartaz no Teatro Glória, no Rio. Para esta segunda-feira, ela escolheu cantar Canto de Ossanha, afro-samba de Baden Powell e Vinicius de Morais, e Último Blues, de Edu Lobo e Chico Buarque.

   Encerrando a noite estará em cena o paulistano Marcelo Pretto, 35 anos, que foi aluno de violão de Ítalo Peron, de percepção e harmonia de Ricardo Brem e de contrabaixo elétrico de Cláudio Bertrami. Estudou técnica vocal e participou de projetos importantes produzidos pelo Sesc Pompéia, como Monteiro Lobato (1998), Lorca na Rua (no mesmo ano) e Saravá, Mário de Andrade (1999), neste último integrando o grupo A Barca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;