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Consórcio quer paradas do trem turístico até Santos na região

Objetivo é beneficiar moradores com embarque no Grande ABC em composição rumo ao Litoral

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
07/08/2019 | 07:00
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DGABC


 O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pleiteará à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que a região tenha duas paradas no roteiro turístico entre a Capital e a Baixada Santista, que está sendo estudado pelo governo estadual. O objetivo é que moradores das sete cidades não precisem se deslocar até a Estação  Luz, no Centro de São Paulo, para acessar o trem expresso, cuja parada final está prevista para acontecer no terminal de embarque dos navios de cruzeiro, no Porto de Santos.

Ainda em fase de testes, o Expresso Turístico até Santos promete retomar parte do trajeto que deixou de vigorar em 1969 pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (São Paulo Railway Company). Dessa forma, o roteiro entre a Capital e o Litoral passará por Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A segunda viagem experimental do Expresso Turístico Santos foi realizada em 26 de junho entre Rio Grande da Serra e Santos e contou com a presença do presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). “É um projeto que pode trazer ganho enorme para o turismo estadual, inclusive para valorização das riquezas naturais do Grande ABC”, disse Paulo Serra. A ideia é que as paradas na região sejam em Santo André e Ribeirão Pires.

O projeto ferroviário entre a Capital e a Baixada Santista vem sendo debatido desde junho de 2018. O objetivo é que a composição suba e desça a Serra e também transporte passageiros de São Vicente, Santos e Guarujá até São Paulo. Está prevista parada em Cubatão, antes da serra, e a integração com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

As viagens do Expresso Turístico já são realizadas para Paranapiacaba (três sábados e quatro domingos ao mês), Jundiaí (um sábado por mês) e para Mogi das Cruzes (um sábado a cada três meses).

Os interessados podem consultar as datas disponíveis pelo link http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx. 

PARANAPIACABA

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou na semana passada que manterá as viagens do Expresso Turístico Paranapiacaba, que liga a Capital à famosa vila situada em Santo André, aos sábados, a partir de setembro. Além dos tradicionais passeios aos domingos – quatro viagens ao mês –, visitantes passam a ter à disposição roteiro extra aos sábados – três roteiros mensais.

Conforme a companhia, o período experimental de oito viagens entre março e julho “foi um sucesso”, já que todos os bilhetes foram vendidos com antecedência de dois meses. Entre janeiro e julho deste ano, 6.109 passageiros embarcaram rumo à Vila de Paranapiacaba – durante todo o ano passado, foram 8.673 pessoas.

O Expresso Turístico Paranapiacaba proporciona a experiência de viajar em locomotiva a diesel modelo Alco RS-3 de 1952 desde 2010. O passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação Luz (R$ 50 ida e volta) ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André (Linha 10 – Turquesa), ao custo de R$ 44 ida e volta. O retorno ocorre às 16h30 em Paranapiacaba. 

Consórcio pede apresentação sobre o Piscinão Jaboticabal

Os prefeitos deliberaram na reunião mensal do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ontem, que será enviado ofício ao Daee (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica) para solicitar apresentação técnica sobre o Piscinão Jaboticabal.O governo do Estado publicou, há duas semanas, decreto em que autoriza o Daee a iniciar desapropriação de área total de 166,9 mil metros quadrados para construir o equipamento, nas divisas de São Bernardo e São Caetano com Capital. A autorização, por meio de DUP (Declaração de Utilidade Pública), foi o primeiro passo concreto para viabilizar o projeto.

Prometida há pelo menos uma década, a instalação do Jaboticabal é considerada como “obra mais importante” para o enfrentamento às enchentes nos municípios da região. A retirada do projeto do papel voltou a ser defendida pelos prefeitos da região em março, quando as cheias deixaram dez pessoas mortas no Grande ABC e outras centenas desalojadas. De lá para cá, o governador João Doria (PSDB) bancou a construção do piscinão em parceria, indicando que o Palácio dos Bandeirantes buscaria financiamento junto à Caixa – por meio do Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) – para custear as intervenções.

“O projeto de lei está na Assembleia Legislativa para ser votado. Por isso, nosso objetivo é trazer técnicos do Daee para detalhar essas questões na assembleia de prefeitos”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

O Piscinão Jaboticabal tem capacidade para retenção de 900 mil metros cúbicos de água e orçado em torno de R$ 400 milhões. 




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