Cultura & Lazer Titulo
Risoto ganha festival em restaurante andreense
Por Daniella Grinbergas
Especial para o Diário
30/04/2005 | 18:01
Compartilhar notícia


Um prato que parece simples, porém de preparo extremamente elaborado e que exige muitos cuidados, o risoto italiano conquistou espaço na gastronomia brasileira. Receitas diversas, inclusive uma bem brasileira, podem ser degustadas no 3º Festival do Risoto promovido pelo restaurante andreense Baby Beef Jardim, neste sábado, domingo e no próximo fim de semana, para almoço e jantar.

Ao contrário do nosso arroz branco comum, que é servido seco e soltinho, o risoto tem de ficar bem úmido e cremoso. A tarefa de achar o ponto ideal do cozimento do arroz não é das mais simples. Os grãos devem ficar al dente e a consistência al onda. Ou seja, cremosa, mas não fluida. A fórmula também exige tipos especiais de arroz. No Brasil, os mais conhecidos são o arborio, carnaroli e vialone nano, grãos finos que resistentes à fervura e que soltam lentamente o amido, processo que deixa o prato com a consistência ideal.

O Baby Beef já tem em seu cardápio os risotos que compõem o Festival, mas o diferencial é a estrutura montada no salão, onde os ingredientes ficam expostos e as receitas são preparadas na hora. O cliente pode optar pelas receitas sugeridas, incrementá-las com frutas, queijos e temperos, adicionar carne, frango e frutos do mar ou, ainda, montar seu próprio prato.

O tempo estimado para o preparo de um prato de risoto é de, em média, 30 minutos. No restaurante, o arroz já está pré-cozido e o prato fica pronto em dez minutos. A casa trabalha com o tipo arborio.

A receita permite uma gama de combinações de ingredientes. Com toda a criatividade brasileira, o Baby Beef preparou uma receita diferente e muito saborosa: um risoto de carne seca, abóbora japonesa e bananas. Uma combinação ideal. O risoto vem à mesa como manda a tradição. Os grãos de arroz ficam macios por fora e durinhos por dentro, tudo bem cremoso e consistente. O que faz a diferença no paladar – e o estimula – é o sabor adocicado da banana.

Entre as opções, o risoto com frutos do mar; risoto de lula in su tinta; camarão, aspargos frescos e mel de trufas. O cliente pode experimentar quantas receitas desejar pelo preço de R$ 46,50 (por pessoa) e pode servir-se de um farto bufê de saladas. Para acompanhar, uma taça de vinho, tinto ou branco. O restaurante oferece uma carta variada com mais de 120 rótulos nacionais e estrangeiros.

Um dos restaurantes mais sofisticados da região, o Baby Beef tem ambiente familiar. É requintado sem ser pedante e o atendimento é cordial. A casa conta com um sushi bar, piano bar, cigar bar, clube do uísque e o ponto forte de seu cardápio são as carnes.

Serviço:Baby Beef Jardim
Endereço r. das Bandeiras, 166. Tel.: 4436-7869. Santo André
Funcionamento de segunda a quinta-feira, das 11h às 0h; sexta e sábado, das 11h à 1h; domingo, das 11h às 17h
Lugares: 250
Estacionamento gratuito
Cartões de crédito: todos
Cartões de débito: todos
Tíquetes: não
Preço médio R$ 55 (por pessoa para o Festival do Risoto)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;