Tecnologia Titulo Auxílio
Como os simuladores podem te ajudar a vender, comprar e alugar imóveis
Por Da Redação
Do 33Giga
19/09/2018 | 04:18
Compartilhar notícia


Os simuladores estão presentes em cada vez mais segmentos do mercado. Eles são apresentados como soluções online para problemas que exigiam muito mais trabalho e esforço para serem solucionados.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.

Com o objetivo de permitir que o cliente tenha acesso a informações e serviços de forma menos burocrática, os simuladores chegam como um sistema em expansão e uma ótima ideia para startups. Além de reduzir muito os custos com atendimento e otimizar o direcionamento de clientes, ferramentas como essa auxiliam também em conversões diretas.

É possível encontrar, atualmente, simulações de todo o tipo. Desde áreas como medicina, beleza e bem-estar até na política (simulador de votação 2018). Com o mercado imobiliário não seria diferente, e o segmento já aposta em várias opções para facilitar o acesso do consumidor a diversos tipos de informações. Muitas vezes determinantes para a realização de um investimento.

O melhor é que os simuladores auxiliam as empresas a prospectar pessoas que nem sempre estão preparados para a conversão. Por serem em sua maioria sistemas de simples operação, atraem curiosos que podem, possivelmente, se tornar clientes.

Quais são os tipos de simuladores aplicáveis ao mercado imobiliário?

A variedade é enorme e as possibilidades, quase infinitas. Mas alguns já existem e estão operacionais, por isso merecem destaque, principalmente devido à sua eficiência, que facilita a vida de quem vende, aluga, loca, compra e investe. Veja:

  • Tendências Imobiliárias

O simulador de tendências imobiliárias tem como principal finalidade oferecer, de maneira atualizada, as informações acerca dos preços de imóveis na região procurada. Com dados precisos e percentuais que indicam o aumento ou redução dos preços, ele é uma ótima alternativa para quem está procurando boas oportunidades de investimento.

Ele ainda permite filtrar os resultados por tipo de imóvel e tipo de gráfico. Além de oferecer dados detalhados relacionados ao número de dormitórios por imóvel e quantos de cada tipo estão disponíveis no bairro ou cidade buscados.

  • Avaliação

Quem quer vender ou alugar um imóvel próprio pode perder muito dinheiro se não avaliá-lo da maneira correta. Você sabe quanto vale a casa ou apartamento que quer vender? O simulador de avaliação pode ajudá-lo.

É só selecionar o endereço e o sistema gera um formulário para preenchimento de todos os detalhes do imóvel, tudo para que o resultado final seja o mais preciso possível. Mas vale lembrar que isso não substitui uma avaliação formal, com certificado.

Ao final, é entregue um relatório com o valor e mais dados detalhados sobre o imóvel avaliado. Vale a pena utilizar para ter uma noção primária do que esperar para venda ou aluguel.

  • Locações

O simulador de locações de imóveis permite ao futuro inquilino saber, em termos de limitações bancárias e/ou financeiras, qual é o valor máximo de aluguel pelo qual poderá fechar um contrato de locação. O cálculo é feito com base no histórico do cliente, e por ser uma parceria entre financeira e imobiliária, já é gerado diretamente um crédito pré-aprovado que pode ser usado caso necessário.

  • Financiamentos

Prever valores de financiamentos é algo complicado, até mesmo pela grande quantidade de variáveis que podem influenciar, como a TR e os juros. Porém, já existe um simulador para oferecer mais assertividade a quem pretende partir para a compra de um imóvel em longo prazo.

Os próprios sites dos bancos oferecem o serviço, mas vale tomar cuidado com alguns detalhes. Entre eles, utilizar sempre os mesmos dados para realizar a simulação (não alterar valor de entrada ou modo de financiamento de uma simulação para outra) e atentar-se ao CET, ou custo efetivo total, — quanto menor, melhor. Sempre some as parcelas e anote todas as opções que conseguir.

Além disso, também são oferecidas opções de seguradoras que podem afetar o valor das prestações. Para ter certeza do que vale mais a pena é importante entrar em contato com o gerente para questionar as coberturas, e não deixar a confirmação só a cargo do simulador.

  • Empréstimo com imóvel em garantia

Precisa pagar algum valor de dívida que exceda o seu orçamento? Pedir um empréstimo e oferecer seu imóvel como garantia é uma boa ideia e resulta em taxas e condições mais atrativas por parte do banco ou financeira.

O ideal para simular é ter em mente o valor do empréstimo, a taxa de juros oferecida e o prazo de pagamento. É possível conseguir até 60% do valor do imóvel, em média.

  • Projeção do IPTU (disponível apenas em Porto Alegre)

Cidadãos de Porto Alegre podem, por meio de um simulador no site da prefeitura da cidade, projetar gratuitamente quais serão os valores pagos pelo próximo IPTU. É só informar CPF ou CNPJ, endereço e inscrição do imóvel — dados que podem ser obtidos na própria guia do imposto.

Há disponíveis também no site informações sobre como é feito o cálculo, para ajudar a esclarecer possíveis divergências encontradas pelo solicitante do serviço. O simulador já leva em conta as margens de aumento programadas.

Como você pode perceber pelas grande gama de opções acima, os simuladores ganham mais espaço a cada dia e facilitam muitas tarefas. Além de possibilitar algumas que não seriam possíveis sem o auxílio em constante evolução dos sistemas de inteligência artificial.

Leia mais: 
Csanmek: Conheça o simulador brasileiro que substitui cadáveres
Japoneses vão testar elevador espacial para o transporte de pessoas

Confira todos os eletrônicos testados pelo 33Giga:

 
 
  • Sony_Xperia XZ2_Preto
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;