Internacional Titulo
Greenpeace: brinquedos sexuais contêm produtos químicos perigosos
Por Da AFP
08/09/2006 | 17:17
Compartilhar notícia


O grupo ambientalista Greenpeace pediu nesta sexta-feira à União Européia que proíba o uso de emolientes químicos plásticos em brinquedos sexuais. De acordo com o grupo, esses produtos contêm perigosas substâncias conhecidas com ftalatos.

"Os brinquedos sexuais contêm as mesmas substâncias tóxicas que a União Européia proibiu para uso em brinquedos infantis", explicou o Greenpeace em um release publicado pelo QG da organização, em Haia.

O grupo ambientalista se declarou chocado ao descobrir que sete dos oito brinquedos sexuais testados continham entre 24% e 51% de ftalatos. "É inacreditável que tais substâncias tóxicas possam ser usadas em brinquedos para adultos. Nós testamos muitos produtos nos últimos anos, mas nunca encontramos concentrações tão altas", declarou Bart van Opzeeland, porta-voz do Greenpeace.

As pesquisas do grupo mostraram que os ftalatos podem interferir no sistema hormonal humano, reduzindo a fertilidade e causando efeitos adversos nos rins e no fígado. A substância é usada para amolecer produtos feitos com plástico e PVC. O Greenpeace reforçou que uma proibição aos ftalatos não significaria o fim dos brinquedos sexuais, pois há muitas alternativas não-tóxicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;