Política Titulo
Vereadores de Santo André cobram fiscalização em contratos da Craisa

Autarquia citou criação de controladoria interna que vai analisar concessão de estacionamento

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de a superintendência da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) anunciar a criação de controladoria interna para averiguar contratos e operações vigentes, com foco em “trabalhar de maneira preventiva e corretiva”, os vereadores de Santo André cobraram ontem fiscalização sobre a efetividade da apuração de irregularidades apontadas na autarquia, inclusive no que se refere ao vínculo com a empresa DB Estacionamentos Ltda, beneficiária da concessão do espaço desde 2013.

No caso específico do contrato com a DB Estacionamento, que nega ilegalidades ou descompasso nos termos, procedeu à análise do acordo após “verificada falta de atendimento do objeto quanto à disponibilização do sistema de acompanhamento on-line da arrecadação” da entrada e saída de veículos. Como primeira medida, o órgão notificou a empresa e estipulou 30 dias para cumprimento. O parlamentar Fabio Lopes (PPS) defendeu a atuação de controladoria independente no município e pontuou que aguarda resposta a requerimentos firmados a respeito de todos os contratos na Craisa. “Tudo o que estiver errado tem que ser investigado. É preciso tratar a coisa pública de forma profissional.”

Oposicionista, Eduardo Leite (PT) frisou que todos os mecanismos de controle interno são válidos, assim como levantamento de despesas dos órgãos, só que é necessário verificar se a proposta não é meramente “ocasional”. “Quando é feito às pressas, sobre fato específico, talvez não seja a melhor forma. Não pode acontecer de maneira atabalhoada, sem efetividade. Não tem sentido instituir caso não exista autonomia.”

LICENÇA
O vereador Roberto Rautenberg (PRB) vai prorrogar a licença do mandato por mais 60 dias. O pedido deve ser assinado até dia 10 junto à presidência, estendendo o prazo do afastamento, que completa dois meses na semana que vem, sob alegação de problemas particulares. A medida é mais um passo do republicano no sentido de renunciar ao cargo eletivo. Quem herdaria a cadeira é o suplente Jorge Kina (PSB), que assumiu, a princípio, temporariamente o posto. “Existe a conversa sobre esse pedido, mas não fiquei sabendo ainda nada. Há a expectativa neste sentido”, disse Kina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;