Política Titulo
FHC promete relatório sobre atuação da força-tarefa no ES
Do Diário OnLine
16/07/2002 | 00:01
Compartilhar notícia


O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato Machado, informou que o presidente Fernando Henrique Cardoso se comprometeu a entregar, dentro de 30 dias, um relatório sobre os resultados dos trabalhos da força-tarefa que atuará no Espírito Santo. Os dois se reuniram nesta segunda-feira para discutir a situação do crime organizado no Estado.

Segundo Approbato, se a OAB verificar, após a entrega do relatório, que os trabalhos da força-tarefa vêm surtindo efeito, a entidade "se convencerá de que a intervenção federal no Espírito Santo não era necessária".

Apesar do acordo com FHC, ele declarou que a intervenção deveria ter sido decretado ao menos como uma medida pedagógica, para mostrar que o governo federal está combatendo a criminalidade. "Lá no Espírito Santo não existe poder paralelo. As linhas se encontraram. A polícia e o governo federal precisam desmontar esse esquema", afirmou.

Fernando Henrique, por sua vez, classificou o encontro com o presidente da OAB como "produtivo". Por meio do porta-voz Alexandre Parola, ele declarou que "o doutor Approbato pôde perceber que a intenção do governo sempre foi firmemente a de combater o crime organizado e que, na impossibilidade de o assunto ser levado ao Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Justiça tomou medidas para acelerar a apuração dos crimes e reforçar a segurança da população capixaba".

A intervenção no Estado foi proposta pela OAB no final de maio sob o argumento de que instituições criminosas, como a Escuderie Le Cocq, estariam infiltradas em setores do governo capixaba e de que "a situação de corrupção está atingindo níveis insuportáveis".

O pedido chegou a ser aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, no Ministério da Justiça, mas foi arquivado pelo procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, que alegou inviabilidade política e jurídica para que tal medida fosse tomada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;