Esportes Titulo
Atletas aborígenes nao poderao mostrar bandeira em Sydney
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 10:46
Compartilhar notícia


A velocista campea do mundo Cathy Freeman e os demais australianos indígenas foram advertidos de que correm o risco de ser despojados de suas medalhas se fizerem tremular a bandeira aborígene no transcorrer das Olimpíadas.

``Nos informaram que os atletas aborígenes correm o risco de perder as medalhas que podem ganhar se mostrarem nossa bandeira', disse Geoff Clark, presidente da Comissao Aborígene Torres Strait Islander.

Em um gesto muito lembrado e claramente político, Freeman, possivelmente a aborígene mais conhecida do mundo, mostrou as bandeiras australiana e aborígene quando ganhou a medalha de ouro nos 400 metros em Atenas, há três anos. Anteriormente, os chefes de equipe da seleçao australiana já tinham repreendido Freeman em 1994 quando ela fez tremular a bandeira, vermelha, negra e ocre dos aborígenes nos Jogos da Commonwealth realizados em Victoria, Canadá.

Um membro do Comitê Olímpico Australiano afirmou que fazer tremular a bandeira aborígene significaria violar uma das normas do Comitê Olímpico Internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;