Política Titulo
Site da prefeitura de Mauá recebe melhor classificação da região
Por Tatiane Conceição
Do Diário OnLine
08/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O website da prefeitura de Mauá recebeu a melhor classificação entre as prefeituras do Grande ABC, de acordo com o IGQWM (Índice Geral de Qualidade de Websites Municipais), divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Gestão Pública do Estado de São Paulo, em parceria com o iGov (Instituto do Governo Eletrônico) e o Movimento Nossa São Paulo.

A página foi a 14º melhor classificada entre os municípios de todo o Estado, com a nota 1,89, em uma escala de 0 a 10. A melhor classificação foi obtida pelo município de São Paulo, com 3,58.

O site de Santo André recebeu a 20ª melhor classificação, com a nota 1,67. São Bernardo segue logo atrás, em 22º lugar (nota 1,55). Diadema está na 28ª posição, com 1,47. São Caetano do Sul recebeu a nota 0,92 e está na 91ª posição. Ribeirão Pires ocupa a 121ª colocação, com 0,81, e Rio Grande da Serra é a cidade com a menor nota, 0,53 (245ª posição).

Segundo o coordenador do projeto, Norberto Torres, diretor do iGov (Centro de Excelência em Governo Eletrônico), foram avaliadas 442 variáveis, com o objetivo de verificar o quanto o site oferece de serviços aos cidadãos. A partir dessa análise, criou-se o Índice Geral de Maturidade de Sites Municipais, que classifica os municípios pelo nível de maturidade de suas páginas na internet.

As ações de governo eletrônico podem ser categorizadas em três grandes grupos: e-Serviços - ações cujo foco está na prestação de serviços e informações à população, como pagamento de taxas, obtenção de licenças e agendamento de serviços; e-Administração - transformação de processos internos do governo em busca de maior eficiência nas operações; e e-Democracia - foco na oferta de canais de comunicação e participação da sociedade.

No site da Secretaria de Gestão Pública é possível ver o ranking geral do Estado de São Paulo, a classificação por diferentes critérios (nível de e-Democracia, nível de e-serviços, nível de e-Gov, entre outros), bem como é possível fazer uma avaliação entre dois municípios, que faz automaticamente gráficos mostrando em quais pontos determinada cidade se sai melhor do que a outra.

"O ranking tem um efeito de pressão, pois uma cidade pode ver em que ponto está, na comparação com outra da mesma região", conta Torres. Ele conta que está prevista uma comparação com cidades internacionais, cujos sites estão em um nível muito mais elevado de maturidade, de acordo com o pesquisador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;