Setecidades Titulo
Prefeitura tira estátua dos Imigrantes para tocar obras
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
04/12/2006 | 22:19
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano retirou segunda-feira a estátua Monumento aos Imigrantes da avenida Almirante Dellamare, para continuação de uma série de obras de combate às enchentes na divisa do município com São Paulo. Faz parte das obras o prolongamento do muro do piscinão de São Caetano, que fica às margens do ribeirão dos Meninos, e o alteamento de duas pontes na divisa entre os dois municípios.

O primeiro anúncio da retirada da estátua foi feito pela prefeitura em setembro e causou polêmica entre os moradores da cidade e familiares do ex-prefeito da cidade, Luiz Tortorello. O irmão do ex-prefeito Antônio de Pádua Tortorello considerou a remoção uma atitude política. Ele chegou a afirmar que o atual prefeito, José Auricchio Júnior, queria apagar as marcas da antiga gestão.

A prefeitura nega as acusações e defende que as obras e a conseqüente retirada de monumentos tem como objetivo tornar a cidade mais acessível e moderna.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o monumento foi retirado com um guindaste e encaminhado para a garagem da Desem (Diretoria de Serviços Municipais), onde passará por uma reforma. Depois da conclusão das obras, que ainda não têm prazo previsto, a estátua será recolocada no local, garante a administração municipal.

A estátua Monumento aos Imigrantes foi construída em 1988, pelo escultor Miguel Locaselli, e colocada na avenida Almirante Dellamare durante a gestão de Hermógenes Walter Braido. Mas foi durante o governo de Luiz Tortorello que a praça onde se localizava foi reformada, dando maior destaque ao monumento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;