Diarinho Titulo
Por que culpam a mãe por não ter filho homem?
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
08/02/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Algumas pessoas acreditam que é só a mãe determina se o filho vai ser menino. Isso é errado! Biologicamente, quem interfere na formação do sexo masculino do bebê é o pai. É o cromossomo que está no espermatozóide que vai fazer com que nasça menino. Mas isso independe da escolha. Ocorre por acaso. É a natureza quem determina.

Para entender melhor, é preciso saber o que é um DNA. A principal função do DNA é fazer uma cópia de si mesmo e dar origem a outro ser com as características genéticas, inclusive o sexo masculino ou feminino. Está no núcleo das células e tem o formato de uma escada em espiral.

Como é muito longa, essa escada fica armazenada na forma de vários pacotinhos para ‘caber' dentro da célula. Cada pacotinho de DNA é um cromossomo.

Cada célula reprodutora (óvulo da mulher, e espermatozoide do homem) tem 23 cromossomos sexuais. Cada óvulo contém sempre um cromossomo com o código X. Já o espermatozoide fabrica cromossomos X ou Y. O sexo do bebê se determina no momento da união das duas células.

O bebê sempre recebe um cromossomo X da mãe (ela só tem esse código). O que vai determinar seu sexo é o X ou o Y do pai. Se for X, nasce menina; Y, nasce menino.

É SORTE? - E como essa escolha é feita? A ciência ainda não descobriu exatamente. Recente estudo aponta que um homem com muitos irmãos tende a ter filhos do sexo masculino, enquanto outro com mais irmãs tende a ser pai de meninas.

Acredita-se também que o espematozoide com cromosso Y é mais rápido e menos resistente do que o X, que dura mais dias, mas demora mais tempo para chegar ao óvulo. Tudo isso ainda não foi provado.

Consultoria de Ester Silveira Ramos, professora do Departamento de Genética da Universidade de São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;