Eleições 2016 Titulo Inaugurações públicas
Donisete fala em golpe, mas exalta Temer em inaugurações públicas

Prefeito de Mauá critica impeachment em plano
de governo, porém promove interino em placas

Leandro Baldini
Júnior Carvalho
Do Diári do Grande ABC
25/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de Mauá e candidato à reeleição, Donisete Braga (PT), tem adotado discursos diferentes das suas práticas quando o assunto é o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Em seu plano de governo entregue à Justiça Eleitoral, o petista chama a queda do governo de golpe, mas em placas de recentes inaugurações de obras na cidade, Donisete faz questão de promover, sem exigência legal, o nome do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Em menos de um mês do afastamento da correligionária, o prefeito começou a entregar reformas de algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), em que incluiu o nome do peemedebista nas placas de reinauguração, na relação de autoridades responsáveis pelas intervenções. O nome de Temer está estampado na lista dos homenageados nas placas de pelo menos quatro unidades: Jardim Mauá, Jardim Oratório, Jardim Paranavaí e Vila Carlina.

Segundo o advogado especialista em Direito Administrativo Carlos Callado, não existe legislação federal específica que obrigue a inscrição dos nomes de políticos nas placas de inaugurações. Donisete não teria, portanto, obrigação legal de incluir o nome do algoz do petismo na relação de homenageados. “O ideal é que na placa contenha apenas o nome do equipamento, a data da inauguraçao e a inscrição ‘Prefeitura Municipal’. No máximo, o nome do prefeito. Entendo que incluir mais do que isso começa possível promoção pessoal de figuras políticas”, explicou.

Na Bahia, o governador Rui Costa (PT) mostrou comportamento adverso ao do prefeito mauense e destacou o nome de Dilma em placa de inauguração da Avenida Orlando Gomes, uma das principais de Salvador, capital do Estado, em detrimento a Temer, também em junho, um mês depois do afastamento da petista.

Levantamento feito pelo Diário também não encontrou lei municipal que regulamente a disposição do uso das placas de inauguração de prédios públicos. “Não se pode homenagear pessoas nessas placas. Deve-se incluir apenas o nome de pessoas que contribuíram para a construção do bem público”, frisou Callado. Entregues até as vésperas do início da campanha eleitoral, as reformas das UBSs contaram com recursos do governo federal em 2015, ainda sob a chefia de Dilma. Ao todo, a União transferiu R$ 994 mil para as intervenções. Batizado de golpe por petistas e por setores da esquerda – negam que haja crime de responsabilidade –, o processo de impeachment de Dilma levou milhares de pessoas às ruas a favor e contra a saída da presidente. Em pelo menos uma das manifestações em apoio à correligionária, na Avenida Paulista, Donisete compareceu ao lado de Carlos Grana (Santo André) e Luiz Marinho (São Bernardo).

TÚNEL DO TEMPO
Outra curiosidade registrada no plano de governo de Donisete foi a citação do episódio do Túnel do Tempo. A exposição, organizada pela Prefeitura em 2004, foi considerada uso da máquina pública para a promoção da chapa petista da época, formada por Márcio Chaves e Hélcio Silva, que acabou cassada pela Justiça Eleitoral após vencer o primeiro turno. Hoje, Márcio Chaves, antigo aliado do prefeito petista, está em raia oposta rivalizando na disputa à Prefeitura pelo PSD.

O governo mauaense não se manifestou sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;