Economia Titulo
Empresas japonesas nao acreditam na desvalorizaçao
Do Diário do Grande ABC
08/02/1999 | 09:58
Compartilhar notícia


Apesar dos antecedentes ocorridos na Asia, as empresas japonesas instaladas no Brasil se viram afetadas pela desvalorizaçao do real, já que a maioria confiou no governo de Fernando Henrique Cardoso e nao se preocupou em preparar uma proteçao de suas posiçoes de câmbio contra um risco de uma desvalorizaçao, afirmou nesta segunda, em Tóquio, o presidente do JETRO (Japan External Trade Organisation), Noboru Hatakeyama.

``Todos acreditavam que o real continuaria ligado ao dólar norte-americano porque foi isso que o governo brasileiro prometeu' assegurou Hatakeyama, durante um encontro com a imprensa estrangeira.

``Confiavam a tal ponto no governo brasileiro que sequer se protegeram contra o risco de uma desvalorizaçao', explicou ainda Hatakeyama, ex-vice-ministro do MITI (ministério do Comércio Internacional e da Indústria). A desvalorizaçao do real, que perdeu até 40 % de seu valor frente ao dólar, penaliza as empresas que importam do Japao.

``As elevadas taxas de juros também sao um problema para as empresas japonesas, já que a demanda interna se retraiu muito severamente', acrescentou o presidente do JETRO.

Em relaçao ao futuro de suas atividades no Brasil, as empresas japonesas optaram por ``esperar para ver', assegura Hatakeyama.

O Japao contribuiu com US$ 1,25 bilhao para o plano de apoio internacional de US$ 41,5 bilhoes, liderado pelo FMI e concedido ao Brasil no final do ano passado.

No entanto, este plano nao pôde evitar a flutuaçao e rápida desvalorizaçao da moeda brasileira no início de janeiro passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;