Setecidades Titulo
Mamografias podem ser agendadas a partir de hoje
Por Do Diário do Grande ABC
19/10/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


A partir de hoje, mulheres com mais de 40 anos podem agendar exames de mamografia gratuitos em nove unidades do Grande ABC. No dia 14 de novembro haverá um megamutirão em todo o Estado. Os agendamentos podem ser feitos por telefone até o dia 28 (confira números na arte). Para ser atendida, é necessário que a paciente tenha o pedido do exame feito por um médico da rede pública ou privada.

A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é examinar pelo menos 40 mil mulheres da região. No Estado todo são 300 mil. "A mamografia é o único exame no mundo inteiro que detecta pequenos sinais do começo do câncer e qualquer outro indício de alteração. O grande mérito dele é que, se há o tumor, a chance de cura é de 90%. A mulher não perde a mama e muitas vezes nem quimioterapia faz", explica o médico mastologista do Hospital Pérola Byton, Luiz Henrique Gebrim. O especialista lembra que o auto-exame feito depois do início da menstruação não inviabiliza a necessidade da mamografia, espécie de radiografia das mamas. "O auto-exame é para detectar caroços, o exame consegue identificar o pré-câncer, algo muito inicial. Um não exclui o outro."

O tempo médio da mamografia é de 15 minutos. Quem não conseguir ser atendida no dia 14, segundo Gebrim, terá o exame reagendado em até dois dias.

EDIÇÕES
Desde 2007, o Estado realiza duas edições do mutirão de mamografia. O primeiro do ano, em maio, reuniu cerca de 270 mil mulheres. Quando há alteração nos resultados, a paciente é convocada para fazer biópsia e dar continuidade no tratamento.

Na rede particular, o procedimento custa entre R$ 60 e R$ 200, mas ele é disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "No Estado de São Paulo, a paciente consegue fazer a mamografia, no máximo, em três semanas", diz Gebrim. A recomendação do mastologista é de que o procedimento seja refeito a cada dois anos.

Dúvidas sobre o mutirão podem ser esclarecidas pelo telefone da ouvidoria da secretaria: 3066-8359, 3066-8684 ou 3066-8065.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;