Internacional Titulo
Boca-de-urna aponta vitória da direita grega em legislativas
Da AFP
07/03/2004 | 16:07
Compartilhar notícia


A Nova Democracia (ND, oposição), comandada por Costas Caramanlis, venceu com folga os socialistas de Georges Papandreu, no poder há dez anos, nas eleições legislativas realizadas neste domingo na Grécia. A vitória foi apontada nas pesquisas de boca-de-urna dos canais de TV Net, Mega e Antenna.

De acordo com a legislação grega, a ND deve garantir a maioria absoluta do Parlamento. Segundo o canal estatal Net, o ND obteve 45,5% dos votos, contra 40,2% para o Pasok, de Papandreu. O canal Mega dá aos conservadores entre 45,5 e 47,5% dos votos, e aos socialistas entre 40 e 42%. O Antenna disse que o partido de Caramanlis conseguiu entre 45,6 e 48% dos votos, contra entre 38,8 e 41,2% para o Pasok.

O Partido Comunista (KKE) deve manter o mesmo índice obtido nas eleições de 2000, com 5,9% dos votos, segundo a Net.

As primeiras missões do novo governo serão as negociações sobre a reunificação de Chipre e a conclusão das obras para os Jogos Olímpicos de Atenas-2004. A ND se beneficiou do desgaste dos socialistas no poder e de uma postura mais centrista promovida por Caramanlis.

Tudo indica que Papandreu, 51 anos, que sucedeu em janeiro passado o então primeiro-ministro Costas Simitis na liderança do Pasok, não conseguirá dar aos socialistas seu quarto mandato consecutivo desde 1993.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;