Internacional Titulo
Presidente do Irã mantém posição de desafio à ONU
Por Da AFP
21/02/2007 | 10:37
Compartilhar notícia


O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, manteve nesta quarta-feira a atitude de desafio ao afirmar que a energia nuclear era vital para o futuro do Irã, no dia em que chega ao fim o prazo concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para Teerã suspender as atividades nucleares sensíveis.

Na terça-feira, em Viena, as conversações entre o principal negociador iraniano para o tema nuclear, Ali Larijani, e o diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed ElBaradei, não registraram qualquer avanço.

"A energia nuclear é muito importante para o progresso e o desenvolvimento de nosso país", declarou o presidente iraniano em um discurso na província de Gilan (norte).

As declarações vão de encontro às formuladas no sábado pelo guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, segundo o qual o programa nuclear é "o futuro e o destino" do Irã.

No dia 23 de dezembro, a ONU adotou sanções contra o Irã depois que o país se recusou a suspender as atividades de enriquecimento, que a comunidade internacional teme que possam ser desviadas da finalidade civil para a produção de armamento atômico.

O Conselho de Segurança deu um prazo de 60 dias à AIEA para a apresentação de um relatório que avaliaria a resposta do Irã à determinação de suspender completamente o enriquecimento de urânio.

Porém, El Baradei deve constatar em um informe, que entregará no mais tardar até sexta-feira, que o Irã aumentou as atividades de enriquecimento de urânio. Isto pode provocar sanções ainda mais drásticas da ONU.

"Exceto no caso de uma mudança espetacular, informarei que o Irã não se submeteu às demandas da comunidade internacional", afirmou o diretor da AIEA no início da semana ao jornal Financial Times.

Segundo ElBaradei, dentro de seis meses a um ano o Irá terá adquirido o conhecimento para enriquecer urânio em escala industrial, com 3.000 centrífugas funcionando "em cascata". Porém, Teerã ainda está muito longe da capacidade de fabricar uma bomba, destacou na entrevista ao FT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;