Memória Titulo MEMÓRIA
Receitas da vida de uma mãe
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Mãe são três letras apenas
As desse nome bendito
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito

Mário Quintana

Albina Elias Soares. Um de seus dons era cuidar de flores. Daí que ela gostava muito desta foto, no jardim da sua casa, em São Bernardo.

Dona Albina também gostava de cozinhar. E de guardar receitas. Letras redondas. Explicações minuciosas numa agenda que mantinha a mão. E dava crédito a tudo.
Exemplo: a receita da amiga Hortência, de um bolinho de carne.

Quanto a nós, aqui em Memória, sempre nos preocupamos em repassar informações colhidas aqui e ali sobre o cotidiano das pessoas. E a dar dicas: naquela antiga caixa de bolachas com fotos certamente se encontram flagrantes da formação da sua rua, do seu bairro.

Não se desfaçam dos diários de infância e juventude. Eles registram momentos que são seus, foram dos seus, mas podem explicar a vida coletiva como ela era.
Subsídios do dia a dia, como a agenda de receitas da dona Albina. A autora partiu. Sonia, a filha, guardou as receitas. Pediu para que uma gráfica reproduzisse a caligrafia da mãe. Tirou cópias. O irmão Zé Carlos enviou uma para nós, assim mesmo, com os laços caprichosos da fita vermelha e que ganhou a arte final do fotógrafo Denis Maciel e do infografista Agostinho Fratini. Repassamos o presente para vocês neste dia tão especial.

Tudo isso o que significa? Significa a memória preservada das receitas da Dona Albina. Receitas perpetuadas, entre as quais:

Torta de maçã da Tia Maria

Doce de três cores da amiga Ditinha

Torta de limão da mãe da Ana Rosa

Torta de banana da amiga Elza japonesa

Macarrão com atum da Dona Dely

Bolo prestígio da amiga Darci

Pão da tia da Vera

Doce sírio da Olga

Bolo da Luiza

Bolo da amiga Alice

Rocambole de sobra de arroz da Dona Cida

Biscoito de maisena da Eliana

Pudim de maria mole da nora Sueli

Molho a bolonhesa da amiga Jovita
(...)

E assim, graças às receitas compiladas pela Dona Albina, temos oportunidade de saudar as mães Alice, Ana Rosa, Cida, Darci, Dely, Ditinha, Eliana, Elza, Jovita, Luiza, Maria, Olga, Sueli, Vera e todas as mães no seu domingo.
(Que delícia deve ser o bolinho de carne da amiga Hortência!).

Mamães queridas, Dona Albina deixa também a receita de sopa para regime.

VIDA

Dona Albina nasceu em Bragança (hoje Bragança Paulista) em 7 de junho de 1921. Faleceu em São Bernardo em 26 de setembro de 2004, portanto com 83 anos, observa um dos netos, Murilo, que nos enviou a foto. Era viúva de José Soares de Oliveira, a quem a cidade deve os primórdios de bairros como as Vilas Cecília Maria e Santa Terezinha.
Dona Albina deixou dois filhos, Sonia e Zé Carlos, e quatro netos. A família cresceu. Hoje já são três bisnetos.

Hoje

Dia das Mães

Início da semana de orações pela unidade cristã

Dia do Pintor e do Artista Plástico

Dia Internacional da Cruz Vermelha

Dia da Vitória (fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945).

Dia do Profissional de Marketing

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 8 de maio de 1986 - ano 28, nº 6127

MANCHETE – Governo não admitirá boicote à carne.

SANTO ANDRÉ – Começa a IX Feira da Fraternidade, na Garagem Municipal, numa promoção da Federação das Entidades Assistenciais (Feasa).

SÃO BERNARDO – Tribunal de Justiça quer prorrogar o despejo do lixão do Alvarenga.

FUTEBOL – Em Curitiba: Brasil 1, Chile 1.

POLÍCIA – Denunciada guerra de marginais em Diadema.

Em 8 de maio de...

1916 -Com a mudança da temperatura, era elevado o número de pessoas em Santo André atacadas pela influenza.
A guerra. Do noticiário do Estadão: o vapor brasileiro Rio Branco, torpedeado em águas inglesas, conduzia uma carga de madeira. Foi alvejado por um torpedo e 11 tiros de canhão. Aos tripulantes foi concedido tempo para salvarem suas bagagens e entrar nos botes, até serem salvos pelo vapor dinamarquês Ajax.

Santos do Dia

Vitor (Mauritânia, África, século III – Milão, Itália, 303). Soldado romano. Preso, torturado e morto por recusar-se oferecer sacrifícios a deuses pagãos. Um dos santos mais amados e venerados pelos habitantes de Milão. No lugar de sua sepultura foi erguida uma igreja. Várias outras igrejas e monumentos foram construídos em sua homenagem em Milão. Padroeiro dos prisioneiros e exilados.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nossa Senhora de Luján

Bonifácio IV

Agácio

Desiderato

Madalena de Canossa

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Itapecerica da Serra, elevado a município em 1877 quando se separa de Santo Amaro, então município autônomo; é também o aniversário de São Luís do Paraitinga, elevado a município em 1773, quando se separa de Taubaté.

Municípios brasileiros

Aniversariam hoje: Anastácio (MS), Barra de Santa Rosa (PB), Braga (RS), Duas Barras (RJ), Ibaretama (CE), Jardim de Angicos (RN), Jericó (PB), Maragogipe (BA), Messias Targino (RN), Palhano (CE), Parazinho (RN), Passagem Franca (MA), Saquarema (RJ), Silva Jardim (RJ) e Terenos (MS).
Anastácio, no Mato Grosso do Sul, foi elevado a município em 1964, quando se separa de Aquidauana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;