Economia Titulo
Argentina tenta conter aumento dos combustíveis
Do Diário OnLine
Com Agências
08/01/2002 | 00:47
Compartilhar notícia


O chefe do gabinete de ministros da Argentina, Jorge Capitanich, afirmou nesta segunda-feira que as companhias petrolíferas manifestaram a intenção de não repassar ao preço final dos combustíveis o impacto da desvalorização do peso frente ao dólar.

O governo de Eduardo Duhalde pretende usar a exportação de petróleo e derivados para cobrir as perdas do bancos e empresas com a desvalorização do peso. O fundo de ressarcimento seria formado por um imposto que teria alíquota de 20% sobre o valor das exportações.

As perdas das instituições financeiras com a conversão de dívidas em dólares para peso e a desvalorização da moeda argentina frente à americana foi orçada em pelo menos US$ 15 bilhões. Com a taxação sobre as exportações de derivados de petróleo num período de cinco anos, quase metade do impacto da desvalorização seria quitado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;