Setecidades Titulo
Campanha busca doadores de medula em São Bernardo
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
30/05/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


A burocracia encontrada pela professora de ginástica Juliana de Moura Santos, 24 anos, quase impediu que fosse realizada hoje a terceira campanha em busca de doadores de medula óssea para seu filho Breno, 3 anos, portador da síndrome de Shwachman Diamond. Há apenas 20 dias ela conseguiu o aval da Prefeitura de São Bernardo para que o evento fosse realizado no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib.

"Pensei que não conseguiria realizar a campanha este ano. Quase que não tive tempo de rodar panfletos e confeccionar camisetas. Foi muito corrido, pois organizo tudo praticamente, sozinha", afirma Juliana.

Além de Breno, a campanha de hoje também busca doadores para mais dois pacientes que necessitam com urgência de transplante: Lucas, 8, portador de Leucemia Linfoide Aguda e o Leonardo, 15, portador de Linfoma Linfoblástico. Em parceria com a Ameo (Associação da Medula Óssea) do Estado de São Paulo, Juliana espera que pelo menos 3.500 pessoas se cadastrem. "Nosso objetivo é sempre aumentar o número de voluntários."

Para a realização de um transplante de medula óssea é necessário que a compatibilidade entre doador e receptor seja de 100%. A maior chance de se encontrar um doador compatível é entre irmãos, mas cerca de 70% das pessoas que precisam do transplante não encontram doador na família e dependem da doação voluntária. "Quando engravidei da Rafaela (hoje com 1 ano), pensei que ela poderia ser doadora. Infelizmente não foi", conta Juliana.

Juliana mantém a esperança de encontrar um doador para Breno. Esta será a terceira campanha no Grande ABC. "Na primeira, em 2007, conseguimos o cadastro de 3.229 doadores. No ano passado, foram 3.500 inscritos."

No ginásio poliesportivo, o sangue será coletado dos voluntários e as amostras irão para o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), para análise. A campanha vai das 9h às 16h. Os interessados em se cadastrar como doadores só precisam levar RG e CPF. O Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib é na Avenida Kennedy, 1.155, bairro Anchieta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;