Internacional Titulo
Rainha Elizabeth nao concede título de princesa a Sofia Rhys-Jones
Do Diário do Grande ABC
19/06/1999 | 13:38
Compartilhar notícia


A rainha Elizabeth II concedeu o título de condessa de Wessex, neste sábado, a Sofia Rhys-Jones, pouco antes da celebraçao do casamento com o príncipe Edward, filho mais novo da rainha, a fim de evitar comparaçoes com a falecida Diana de Gales. A agora condessa de Wessex, 34 anos, é plebéia e filha de um vendedor de pneus. Edward, o filho caçula, foi concedido o título de conde de Wessex e visconde de Severn.

Além disso, Sofia Rhys-Jones receberá o tratamento de ``sua alteza', título que, depois do divórcio com o príncipe Charles, foi retirado de Diana.

A jovem noiva, em sua atividade profissional, poderá utilizar o nome de Sofia Wessex. o título de conde de Wessex foi exumado da história da coroa britânica, pois nao era utilizado há séculos.

Desta maneira, os Windsor aparecem estreitamente vinculados à monarquia anglo-saxônica do rei Harold II, conde de Wessex, que morreu na batalha de Hastings de 1066 nas maos do exército normando de William, o Conquistador.

No começo da tarde deste sábado, O príncipe Eduardo e Sophie se casaram em um castelo sobre o Rio Tâmisa, em um dia ensolarado e em meio a uma pompa característica dos eventos que envolvem a realeza.

Muitas pessoas compareceram e presenciaram o casamento na Capela de Sao Jorge, que fica dentro dos muros do Castelo de Windsor. Os que quiseram garantir um bom lugar, chegaram ao local na noite de sexta-feira (18). No interior da capela, cerca de 550 pessoas - amigos e familiares apenas -, acompanharam a cerimônia.

Em virtude dos fracassos dos casamentos de seus irmaos e irmas, Eduardo, inicialmente, planejava um casamento simples, numa cerimônia pequena e privada. Entretanto, o interesse público levou-o a autorizar a transmissao do casamento para todo o país.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que está em Colonia, na Alemanha, participando da reuniao de cúpula do G-8, mandou mensagem aos recém-casados desejando felicidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;