Brickmann Titulo
Quem é quem em Curitiba
Do Diário do Grande ABC
25/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


José Carlos Bumlai é um homem rico, mas não é por isso que ficou famoso. É um produtor agrícola de sucesso, mas não é por isso que ficou famoso. Foi preso pela Operação Passe Livre, parte da Lava Jato, mas não é por isso que ficou famoso – aliás, foi preso por ter ficado famoso, e o próprio nome Passe Livre se refere a ele. Bumlai ficou famoso, embora diga que se encontrou poucas vezes com o presidente Lula, embora o próprio Lula diga que não lembra de ligação especial com ele, por ter passe livre no Palácio do Planalto, com acesso direto ao presidente. A seguinte plaqueta estava afixada na portaria do Planalto, durante o mandato de Lula – por favor, que ninguém perca tempo a desmenti-la, pois foi amplamente fotografada em várias ocasiões: “O sr. José Carlos Bumlai deverá ter prioridade de atendimento na portaria principal do Palácio do Planalto, devendo ser encaminhado ao local de destino, após prévio contato telefônico, em qualquer tempo e qualquer circunstância”. Bumlai, digamos, merecia o privilégio.

Na campanha que levou Lula à Presidência, Bumlai foi um dos ruralistas que o avalizaram, um dos primeiros empresários a declará-lo confiável. Lula descansou numa de suas fazendas, pescando, fazendo churrasco, sentindo-se em casa. Bumlai apresentou a auxiliares de Lula empresários que poderiam ajudá-los a cobrir despesas de campanha – e o que se investiga na Operação Passe Livre é o tipo de retorno que esses abnegados doadores obtiveram por sua generosidade.

Ou, falando claro, o que se investiga é Lula. Bumlai é o nome do acesso a ele.

A fonte do dinheiro – 1

Ninguém precisa se preocupar com o caixa do grupo Friboi depois da compra da Alpargatas por R$ 2,7 bilhões. Segundo a coluna Radar, de Veja on-line (http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/), o grupo J&F, dono da Friboi, lucrou R$ 9,4 bilhões no terceiro trimestre, apostando (via derivativos de câmbio) na desvalorização do real. Ainda sobra dinheiro para novos empreendimentos. O Friboi é um dos candidatos a um monumental contrato de iluminação pública por parceria público-privada na cidade de São Paulo, já barrado uma vez pelo Tribunal de Contas por irregularidades, depois liberado, e que pode voltar logo à tona.


A fonte do dinheiro – 2
O grupo J&F tem também forte participação de organismos financeiros do governo federal. De seu capital, 23,9% são do BNDES Participações; e 10,37% da Caixa Econômica Federal. O dinheiro ajudou o J&F a crescer; mas, ao mesmo tempo, tanto BNDESpar quanto a Caixa estão tendo bom lucro no negócio. A economista Elena Landau faz, porém, uma observação: os recursos do BNDES no grupo J&F praticamente equivalem ao preço esperado pelas 29 usinas hidrelétricas que o governo tenta (até agora sem êxito) privatizar, para amenizar, com a venda, os buracos do Orçamento.

O Terceiro Mandamento
Diz o Terceiro Mandamento da Lei de Deus, de acordo com a Bíblia cristã: “Não tomar o Seu Santo Nome em vão”. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-Rio), evangélico militante, tem sob seu comano os seguintes domínios de internet, todos utilizando o nome de Cristo: facebookjesus.com.br; facebookjesus.net.br; facejesus.com.br; facejesus.net.br; facejesubook.com.br; facejesusbook.net.br; gmailjesus.com.br; gmailjesus.net.br; googlejesus.com.br; googlejesus.net.br; jesusterra.com.br; jesustube.net.br; jesusuol.com.br; jesusuol.net.br; jesusweb.net.br; jesusyahoo.com.br; jesusyahoo.net.br; jesusyoutube.com.br; jesusyoutube.net.br;portalfacebookjesus.com.br; portalfacebookjesus.net.br; portalfacejesus.com.br; portalfacejesus.net.br; portalfacejesusbook.net.br; windowslivejesus.com.br; windowslivejesus.net.br; windowslivejesusmessenger.com.br; windowslivejesusmessenger.net.br; windowslivemessengerjesus.com.br; windowslivemessengerjesus.net.br; yahoojesus.com.br; yahoojesus.net.br; youtubejesus.com.br; youtubejesus.net.br . Diz o Terceiro Mandamento da Lei de Deus, versão original, traduzida do hebraico: “Não tomarás o nome do Senhor Teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o Seu nome em vão.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;