Política Titulo Em São Caetano
Três nomes iniciam corrida pela vice de Pinheiro
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
25/10/2015 | 07:14
Compartilhar notícia


A um ano da eleição municipal de 2016, três nomes já figuram, nos bastidores, na lista de prováveis candidatos a vice na chapa do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), que tentará a reeleição: os vereadores Jorge Salgado (Pros) e Paulo Bottura (PTB, presidente da Câmara) e o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB).

Rachado com a hoje vice-prefeita Lúcia Dal’Mas (PRTB), Pinheiro vai esperar até março, quando se encerrará o prazo para filiação com vistas ao pleito local, para bater o martelo na troca do parceiro de chapa. O cronograma apertado (a cerca de dois meses das convenções partidárias) também possibilitará a análise de pesquisas eleitorais mais factuais. “Vou escolher quem tiver chances de atrair mais votos”, garante Pinheiro.

Pesa a favor de Bottura e Jorge Salgado a antiga relação com o prefeito, que foi vereador por quatro mandatos e integrou o PTB, partido pelo qual os dois parlamentares foram eleitos em 2012. Na disputa municipal passada, mesmo os petebistas apoiando a candidatura governista de Regina Maura Zetone (hoje no PSDB), não houve ataque à campanha de Pinheiro. Com a eleição do peemedebista, Salgado foi incumbido a ser o líder do governo na Câmara e Bottura, o vice-líder.

Internamente, Salgado coloca na mesa o resultado da eleição em 2014, quando foi candidato a deputado federal e obteve 5.629 votos só em São Caetano – não foi eleito. O parlamentar já trabalha o nome de Jair Vieira como seu postulante à sucessão na Câmara, caso seja escolhido vice.

Por outro lado, outro fator a ser colocado na balança é a vitória de Bottura na eleição da mesa diretora, no fim de 2014. O candidato governista era o vereador Chico Bento (PP), só que Bottura articulou seu nome junto à oposição.

No caso de Bonome, ele ganhou prestígio do prefeito por alinhar a base governista no Legislativo. Com carreira política em Santo André, o secretário mudou seu domicílio eleitoral para São Caetano recentemente, mas a empreitada não teria como objetivo ocupar a vaga de vice. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;