Política Titulo Bancada do PT
Vereadores boicotam filiação de Vicentinho em Diadema

Bancada do PT ignora evento que confirmou transferência de título do deputado federal, que quer ser candidato a prefeito

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/Arquivo DGABC


A bancada do PT de Diadema – composta por seis vereadores – boicotou ontem o ato de filiação do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), que migrou seu domicílio eleitoral de São Bernardo para território diademense.

Os vereadores Josa Queiroz, Ronaldo Lacerda, Lílian Cabrera, Orlando Vitoriano, José Antônio da Silva e Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, seguiram com a postura contrária, reforçando rejeição à possível nomeação do parlamentar federal como o representante da legenda na corrida pelo Paço.

O ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT) é o nome defendido pelo petismo local. No entanto, sua manifestação negativa à candidatura deixa discussão interna aberta. Maninho e Zé Antônio se colocam como alternativas a Filippi.

Os dois conseguiram unificar apoio da bancada e passaram a resistir por projeto a ser liderado por Vicentinho, que teve o nome defendido por integrantes ligados ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O maior entusiasta é o ex-vice-prefeito Joel Fonseca (PT).

A filiação de Vicentinho foi marcada ontem por evento discreto. Cerca de 80 filiados compareceram ao diretório. O presidente do PT de São Bernardo, Brás Marinho, esteve no local e enfatizou que movimento não teve qualquer polêmica. “Foi um desejo dele (Vicentinho). Ele é um bom quadro para qualquer cidade. Entendo que o PT é uma família. Não há nenhum problema”, pontuou.

Sem a presença da bancada e de Filippi, a liderança mais expressiva era o presidente do PT local, o ex-prefeito Mário Reali (PT), que evitou analisar o boicote dos parlamentares. Polido, Reali buscou enfatizar o ato. “Eu falei com o Vicentinho que a filiação precisava dissociar da candidatura. A discussão pelo candidato vai passar por um trabalho interno e o nosso objetivo é ter consenso, sem prévia”, observou.

O dirigente voltou a reforçar que espera por definição até o fim do ano, além de focar que sua meta é deixar diretório unido. “É fundamental ter unidade no partido. O PT saiu vitorioso quando conseguiu ter esse ingrediente”, acrescentou.

Protagonista, Vicentinho destacou que tentará proximidade com os vereadores e que respeita contrariedade nos discursos. “Pedi encontro com eles, já na semana passada. Eu só me manifestei depois que o Filippi declarou que não queria concorrer. Respeito demais a indignação deles, a fala de que não precisa de candidato”. E considerou: “No fundo, estou voltando para meu partido. E faço isso sem pretensão. Pato novo não mergulha fundo. Quero apenas me dedicar ao PT neste momento difícil, em que muitos estão querendo sair”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;