Memória Titulo MEMÓRIA
Normalistas presentes. E a turma do Clássico?
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Alcançamos os 50 anos de formatura das normalistas do Instituto de Educação Américo Brasiliense: 1965-2015. Eram duas turmas. Na turma A, 40 alunas; na turma B, 30 alunas e dois alunos – a maioria está na foto que ontem publicamos, é só contar.

O programa de formatura foi dividido em dois dias:

15-12-1965 – Missa em ação de graças, às 19h30, na Catedral do Carmo, celebrada pelo cônego Belisário Elias de Souza.

21-12-1965 – Colação de grau, às 20h, no Salão Nobre da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

Maria Olindina G. de Oliveira foi a oradora das normalistas.
E as solenidades deram-se em conjunto com os formandos do curso Clássico, cujo orador foi Nizio Vieira.
Meio século depois não sabemos se a turma do Clássico se reunirá. Nem temos os nomes dos formandos. Mas sabemos que a professora Tereca está sendo chamada a participar, ela que foi a paraninfa das normalistas.

TERECA

Quem consultar a coleção desta página Memória observará que a professora Therezinha Ignez Armani Giavarina, a Tereca, esteve presente várias vezes entre nós. A entrevistamos, anos atrás, quando ela residia num apartamento da Rua Bernardino de Campos. Depois, amigos e conhecidos de Tereca falaram dela neste espaço da Memória, conforme seleção feita pela jornalista Cecilia Del Gesso, do Banco de Dados do <CF161>Diário</CF>.

OCARA
Escrevia o cirurgião-dentista e pesquisador da Memória Mario Galuzzi: “O Ocara foi fundado em 1º-3-1956. Seu primeiro presidente foi Heleônidas Vieira. Com a saída do Clube Atlético Rhodia, o Ocara ocupa o salão da Oliveira Lima, em cima da famosa Padaria Matinal. Therezinha Ignez Armani Giavarina, mulher de Osmar Giavarina, foi a idealizadora do logotipo do Ocara”.

ENSINO

Escrevia Yolanda Marcon Dalla Verde, sobre um caderno de lembranças organizado pela professora Tereca junto às alunas pioneiras da Faculdade Aberta à Terceira Fase da Vida, da antiga Senador Flaquer. Era 1997.

TEXTO

A respeito da experiência na Senador, contou a própria professora Tereca, numa verdadeira aula de História, mesmo que sintetizada:

Meu contato com os alunos da primeira turma de 1997 da Faculdade da Terceira Fase da Vida foi através da História.

Juntos, tivemos conhecimento, informação, rememoração da história do Grande ABC, desde tempos coloniais até os tempos atuais, numa verdadeira viagem pelo tempo. E como em história relacionar e comparar são aspectos necessários para uma compreensão, surgiu-me a idéia de que os alunos relatassem sua micro-história do cotidiano com referências importantes para tal conhecimento. E isso foi concretizado por meio dos seus relatos, compilados com o título Santo André, ontem e hoje.

São relatos simples, sem nenhuma pretensão literária, mas feitos de forma espontânea e sincera.
A importância dos relatos está em serem o retrato e o legado de uma geração, testemunha de uma época, trazendo a história do passado para o presente – é a memória viva – e, mais ainda, a história viva.

Para os que forem contemporâneos, recordar. Para os que são de uma nova geração, ter a oportunidade de saber como era Santo André em alguns momentos do passado

2015
Agora, a celebração dos 50 anos da turma de normalistas do Américo Brasiliense que teve em Tereca a paraninfa. Será dia 25 próximo. Participem, mantendo contatos com a comissão organizadora: Tokie Munekata, (11) 4365-3251; José Nicoletti, (11) 9-8423-8339; e Ruth da Costa Varjão, (11) 4425-4860.


Diário há 30 anos

Sábado, 8 de junho de 1985 – ano 28, nº 5845

MANCHETE – Sarney (José, presidente da República) envia projeto de Constituinte até dia 20.

RIBEIRÃO PIRES – Prefeitura não isenta microempresas de ISS – Imposto Sobre Serviços.

DIADEMA – Moradores, em mutirão, tapam buracos da Rua das Palmeiras, no Jardim Sapopema.

RELIGIOSIDADE – Missa de Corpus Cristi reúne mais de 10 mil fieis no Paço de São Bernardo. Foi concelebrada por dom Claudio Hummes e mais 60 padres.

FUTEBOL – Pela Primeira Divisão, anteontem, em Piracicaba: XV 0, Santo André 0.

POLÍCIA – Taxistas em passeata contra mais um assassinato: morre David Menegatti, do ponto 17 da Rua Avaré, na Vila Baeta.

Em 8 de junho de...

1875 – José Sebastião Pereira assume o governo de São Paulo, então Província.

1915 – Visitam Santo André: Américo Pinheiro do Prado, advogado em São Paulo; Thomaz Gomide, fiscal do imposto de consumo; professor Mauricio de Camargo, inspetor escolar.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘o avanço geral das tropas italianas’.

1930 – Pela Segunda Divisão da Apea, em São Caetano: Sao Caetano 4, Estrela da Saúde 3 (3 a 2 para o São Caetano entre os segundos quadros.

O São Caetano jogou com Heitor, Serrate e Felicio; Galo, Espanhol e Luiz; Rico, Silvio, Batista, Guerreiro e Eduardo.

1955 – Atilio Zoboli, congregado mariano de São Bernardo, defende a tese ‘A Eucaristia e a Juventude”, dentro da Semana Eucarística da Diocese de Santo André; outra tese é defendida pelo padre Vitório Valentim, vigário do Parque das Nações.

Hoje

Dia Mundial dos Oceanos, data estabelecida durante a Eco-92, no Rio de Janeiro

Dia Nacional dos Oceanógrafos e Oceanólogos

Dia do Citricultor

Santos do dia

Porta de sacrário. Século 17. Madeira entalhada e policromada. Proveniente do Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro de Santana de Parnaíba.

Imagem faz parte da exposição “Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido”. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala

Éfrem

Salustiano

Clodolfo


Município Paulista

Hoje é o aniversário de Arujá, na Grande São Paulo. Elevado a município em 1959, quando se separa de Santa Isabel. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;