Internacional Titulo
Espanha e Marrocos discutem acordo sobre a ilha de Perejil
Por Das Agências
21/07/2002 | 15:31
Compartilhar notícia


Madri e Rabat alcançaram, com a ajuda dos Estados Unidos, um acordo sobre a ilha de Perejil, que terá de ser concretizado em toda a sua amplitude na reunião que esta segunda-feira manterão, em Rabat, os chanceleres espanhol e marroquino, Ana Palacio e Mohamed Benaisa, respectivamente.

O autêntico alcance e detalhes do acordo sobre Perejil poderão ser divulgados depois da reunião entre os dois ministros de Assuntos Exteriores, prevista para esta segunda-feira, indicou neste domingo uma fonte governamental espanhola, que não precisou se restavam muitos detalhes para finalizarem o acordo.

Os dois chefes da diplomacia retomarão assim um contato direto oficial interrompido desde o amanhecer de quarta-feira passada, quando tropas especiais espanholas desalojaram os militares marroquinos da ilha, na qual havia desembarcado em 11 de julho passado.

Aparentemente, Rabat e Madri não entendem da mesma maneira o compromisso alcançado este sábado, depois das negociações do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, com ambas as partes.

Madri, assim como Washington, fala de um acordo para a volta do statu quo anterior ao mês de julho, o que, na prática, significa uma desmilitarização da ilha (em virtude de um acordo tácito há 40 anos entre a Espanha e o Marrocos, insiste Madrid desde o princípio da crise).

A Espanha obedeceu imediatamente o acordo retirando os legionários e as bandeiras da ilha, situada a menos de 200 metros da costa marroquina e a 10 km do encrave espanhol Ceuta.

No entanto, Rabat não mencionou explicitamente nenhum compromisso de volta ao statu quo, limitando-se a parabenizar a saída dos soldados espanhóis da "ilha marroquina".

Por isso, a Espanha se aferrava firmemente neste domingo a declarações que destacam a posição dos Estados Unidos como "avalistas" do acordo e de Colin Powell como "testemunha de exceção", segundo o ministro do Interior, Angel Acebes.

O ministro da Administração Pública, Javier Arenas, enfatizou neste domingo o "desejo" do governo de que, "com as garantias oportunas, se mantenha o statuo quo, que é o que reclama o Governo da Espanha".

Garantias que Madri considerou prévias a qualquer tipo de acordo, mas que já não apareciam nas declarações públicas na noite de sábado.

Mas, pelo menos para o secretário de Estado marroquino das Relações Exteriores, Taieb Fassi Fihri, as conversações de segunda-feira permitirão "explicar não só o tema da ilha marroquina, como também o conjunto de temas e assuntos que provocaram perturbações nas relações entre os dois países vizinhos nos últimos tempos".

Palacio havia excluído desde o princípio da crise qualquer negociação sobre a soberania espanhola de Ceuta e Melilla, os encraves espanhóis no norte da África. Em compensação, a mídia espanhola apostava que a questão da pesca, imigração e, inclusive, o tema do Saara Ocidental poderão figurar na agenda.

Nestes últimos quinze meses de tumultuadas relações entre os dois países, Perejil "não é o principal problema", destacava o chefe da oposição socialista, José Luis Rodríguez Zapatero, para quem a questão da ilha foi apenas "o detonador".

Os detalhes da reunião Palacio-Benaisa continuam sendo poucos neste domingo e a fonte governamental não pôde precisar se a chanceler espanhola viajará também a Bruxelas para assistir ao conselho dos ministros das Relações Exteriores, como estava previsto inicialmente.

O porta-voz só pôde confirmar que uma outra reunião, prevista para terça-feira, entre Palacio e o secretário-geral da Liga Árabe, Amer Mussa, havia sido cancelada.

A Comissão Européia "parabenizou" este sábado o acordo, apesar da diplomacia européia não participar em nada para sua obtenção, e classificou de "boa notícia para os dois países e para a Europa" a solução da crise, na qual claramente tomou partido pela Espanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;