Internacional Titulo
Novo dispositivo de raios X para aeroportos causa preocupação nos EUA
Por Da AFP
04/12/2006 | 20:06
Compartilhar notícia


Um novo dispositivo de raios X, que será testado este mês em um aeroporto dos Estados Unidos, vem motivando preocupação relacionada à invasão da privacidade no país.

A máquina "Backscatter", que será utilizada no aeroporto internacional de Phoenix, Arizona, permitirá aos agentes de segurança detectar dispositivos não metálicos e objetos, assim como armas amarradas ao corpo dos passageiros, informaram as autoridades.

Os detratores desta máquina, entre eles a União Americana de Liberdades Civis, sustentam que ela mostra imagens gráficas de corpos nus que abrem a porta a uma utilização abusiva, sobretudo na internet.

No entanto, agentes federais minimizaram o problema afirmando que os órgãos genitais poderão ser escondidos, e que as imagens serão apagadas da tela assim que o passageiro tiver passado com sucesso pela máquina.

O agente responsável pela operação do sistema não poderá imprimir, guardar ou transmitir as imagens, que estarão numa área inacessível ao público, afirmaram.

As autoridades também disseram que o "Backscatter" será uma opção voluntária para os passageiros obrigados a serem submetidos a uma segunda revista, e que constitui uma alternativa aos procedimentos de revista física existentes atualmente




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;