Economia Titulo
Lei afasta empresas do mercado de capitais
Do Diário do Grande ABC
19/06/1999 | 15:07
Compartilhar notícia


Nos primeiros quatro meses deste ano, oito companhias resolveram abrir o capital, enquanto 19 decidiram fechá-lo. Os dados sao da Comissao de Valores Mobiliários (CVM). O número de empresas que desiste de recorrer ao lançamento de açoes no mercado para captar recursos é cada vez maior. Entre os motivos, estao desde os custos elevados para manter aberta uma companhia até a mais recente alteraçao da legislaçao conhecida por Lei Kandir, feita em 1997, para tornar viável o programa de privatizaçoes do governo, reduzindo os direitos do acionistas minoritários na divisao e venda de controle.

A combinaçao desses e outros fatores está fazendo com que nos últimos tempos essa tendência de deixar o mercado de capitais esteja se tornado cada vez mais forte. O resultado é que o número de empresas cancelando os registros superou o de aberturas. Um estudo recente produzido pela Fundaçao Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido da Associaçao Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), mostra que, de 1994 a 1998, 99 empresas abriram o capital no País, enquanto 133 fecharam.

O custo de manutençao foi apontado como a principal desvantagem das companhias abertas, de acordo com a pesquisa realizada pela Abrasca. Essa foi a causa apontada por 62% dos empresários entrevistados. Para negociar suas açoes nas bolsas, as empresas gastam, em média, US$ 435 mil por ano.

"Para uma grande empresa em condiçoes de captar US$ 100 milhoes no mercado esse custo é razoável, mas para a maioria das companhias abertas a realidade é bem diferente", afirmou o professor Carlos Antonio Rocca, coordenador da pesquisa da Fipe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;