Internacional Titulo
Terceira idade tem festival de sexo na Finlândia
Por Do Diário do Grande ABC
06/08/1999 | 16:51
Compartilhar notícia


Um ``festival de sexo' destinado aos casais da terceira idade acontecerá neste final de semana na aldeia finlandesa de Kutemajaervi (sul) e os organizadores afirmam que a operaçao terá um forte conteúdo pedagógico.

Para avalizar tal afirmaçao uma longa lista de organismos médicos, sociais e organizaçoes nao lucrativas patrocinam o evento. Inclusive terá a participaçao da Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU) pois trata-se de uma contribuiçao finlandesa ao ano da ONU para as pessoas da terceira idade.

No programa de fim de semana figuram uma série de conferências sobre assuntos vinculados com a vida sexual e os problemas específicos do sexo em idade avançada e com um companheiro (a) de muito tempo.

A noite haverá festas e danças, mas o restante das atividades nao foi especificado com mais detalhes.

Kaarina Maeaettae, que ensina no departamento de pedagogia da Universidade de Rovaniemi (norte da Finlândia) e a quem chamam carinhosamente de ``rakkausprofessori' ou ``a professora do amor', vai falar sobre o desafio de manter o sentimento amoroso e o apetite sexual durante muito tempo com o mesmo par.

A professora aconselha os assistentes a conservar a chama amorosa, ``aceitar a mudança em si mesmo e no par, esforçando-se em dizer coisas positivas e criar fantasias para evitar a rotina'.

Pirkko Lahti, da associaçao finlandesa de saúde mental, convidará seu público a ``praticar o sexo', pois até o cérebro se atrofia se nao for utilizado sempre.

Mas Lahti também acha que o amor nao deve ser procurado apenas nos corpos mais jovens, mas sim na concepçao oriental de olhar o parceiro (a) nos olhos.

Os olhos nao envelhecem e sempre refletem, em princípio, a alma do ser amado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;