Cultura & Lazer Titulo Cinema
Bruxinho maduro

Novo Harry Potter é o melhor da cinessérie; longa estreia hoje
com 27 cópias na região e em um total de 700 salas no País

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Símbolo de uma geração inteira, o bruxo Harry Potter teve sua saga finalizada em 2007 com o lançamento do último livro escrito pela britânica J.K. Rowling. A vida do personagem também tomou conta dos cinemas e suas últimas ações começam a ser mostradas em 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1', que estreia hoje com 27 cópias no Grande ABC e em um total de 700 salas em todo o Brasil. A produção com características de blockbuster marca o amadurecimento cinematográfico da série como a melhor adaptação dos contos para as telas.

Os que ainda se lembram do ator Daniel Radcliffe como o pequeno bruxinho que vive suas aventuras na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts com certeza não acompanharam o restante de sua jornada. O colorido das casas que dividiam os alunos e os feitiços que mais parecem fogos de artifícios foram deixados de lado como se marcassem um ritual de passagem do menino para a vida adulta. Agora aos 17 anos, Harry aceita seu destino como peça fundamental para derrotar Voldemort (Ralph Fiennes), que está mais poderoso desde seu retorno.

A morte do professor e mentor Dumbledore faz com que o jovem perca o porto seguro que tinha e o obriga a partir para o mundo atrás das Horcruxes, partes divididas da alma de Voldemort.

Todo esse enredo soa surreal demais, mas não deixa de ser divertido.

O diretor David Yates passa a impressão de que realmente entende os problemas vividos pelo garoto e pelo mundo da magia e acerta o tom da tensão e seriedade necessárias para a trama. Os espectadores que não leram 'As Relíquias da Morte' conseguirão acompanhar os fatos e com certeza ficarão instigados com as revelações e novos enigmas criados pelo filme.

Momentos de ação - como os que ocorrem logo depois do letreiro do título surgir na tela - mantêm o ritmo frenético da história e pequenas situações cômicas, muitas delas protagonizadas por Rony (Rupert Grint), se complementam muito bem. Como é de costume na série, questões como a amizade, lealdade e necessidade de coragem nos momentos certos encontram espaço no longa.

Um dos principais lançamentos do ano, 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1' é certeza de milhões e milhões em arrecadação para seu estúdio, que não mediu esforços técnicos para que a ‘galinha dos ovos de ouro' não apresentasse erros neste sentido. A fortuna que envolve tudo em torno de Harry Potter faz com que parte do público acredite que houve ganância por dos produtores com a ideia de dividir o derradeiro livro em duas adaptações cinematográficas. A resposta dada por David Yates foi de que haviam coisas importantes demais que não poderiam ser deixadas de fora. A segunda parte chega aos cinemas em julho do ano que vem.

O popular bruxinho agora realmente luta contra a morte, mas o público ainda terá de aguardar mais um pouco para ver a briga final nas telas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;