Política Titulo Ditadura
Cristovam acusa Aeronáutica de corporativismo
01/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), acusou, ontem, a Aeronáutica de corporativismo por ter resistido a entregar para o Arquivo Nacional documentos sigilosos produzidos durante a ditadura militar. No início de fevereiro, a Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional documentos que antes dizia terem sido destruídos.

Cristovam anunciou que vai levar o caso dos arquivos secretos para ser discutido na próxima reunião da comissão, marcada para quarta-feira. "Vou consultar os outros senadores para ver o que pode ser feito. Esses documentos têm de ir para as mãos de historiadores", afirmou o senador.

"Não defendo a revisão da Lei de Anistia, mas não houve uma lei da amnésia", disse Cristovam. Para ele, as Forças Armadas de hoje não têm nada a ver com a de 40 anos atrás. "Mas há um corporativismo. Preso pela ditadura militar".

O deputado José Genoino (PT-SP) comemorou a entrega dos documentos pela Aeronáutica. "O direito à memória e à verdade é um processo que tem que continuar. É um avanço positivo", afirmou.

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, criticou as Forças Armadas por omissão de documentos produzidos durante a ditadura. "Nada justifica essa omissão que é uma tentativa de modificar a história do Brasil. È um desserviço à memória dos desaparecidos, que um dia precisa ser investigado", disse.

Ele destacou a importância da aprovação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) da abertura dos arquivos da ditadura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;