Política Titulo Datafolha
Dilma abre vantagem sobre Marina

Presidente se distancia 13 pontos da socialista, chega a 45% das intenções de votos válidos e vislumbra chance de vitória já no primeiro turno

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
27/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A presidente Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, abriu 13 pontos de vantagem sobre a principal rival na corrida presidencial, a ex-senadora Marina Silva (PSB). Nova rodada de pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a petista tem 40% da preferência do eleitorado, enquanto a ex-ministra do Meio Ambiente conta com 27%. Em uma semana, a diferença subiu cinco pontos percentuais e fez com que Dilma vislumbrasse chance de vencer o pleito no primeiro turno.

Entre os votos válidos – excluindo brancos e nulos – Dilma possui 45% e Marina, 31%. Para ser reeleita já no dia 5, daqui a oito dias, ela precisa ter 50% dos votos válidos mais um sufrágio.

No segundo turno, Dilma aparece numericamente à frente de Marina pela primeira vez desde que a ex-senadora foi colocada como candidata do PSB à Presidência da República, após morte do então presidenciável socialista, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto. A petista é lembrada por 47% dos entrevistados pelo Datafolha.

A ex-ministra por 43%. Apesar de numericamente na liderança, Dilma está tecnicamente empatada com Marina, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais.

No levantamento anterior, Marina é quem estava na ponta numérica, com 46% a 44%. A diferença chegou a ser de dez pontos percentuais no fim de setembro, quando o Datafolha apontou a socialista com 50% da preferência do brasileiro ante 40% de Dilma.

Presidenciável do PSDB, Aécio Neves oscilou positivamente um ponto, saindo de 17% das intenções de voto para 18%. Para chegar ao segundo turno, alijando Marina da reta final da corrida presidencial, o tucano necessita tirar nove pontos percentuais de diferença em oito dias.

Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV) alcançaram 1%. Os demais não pontuaram. O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios entre quinta e sexta-feira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;