Cultura & Lazer Titulo Cinema
Holmes mais físico que nunca

Guy Ritchie aposta na ação para atrair público;
produção estreia com exibição em 4 salas da região

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O escritor britânico Arthur Conan Doyle (1859-1930) no livro "Um Estudo Vermelho" descrevia o protagonista como um homem alto e magro, com um nariz parecido com o de uma águia. Essa relação de características data de 1887 e não corresponde com a visão adotada por Guy Ritchie ("RocknRolla - A Grande Roubada") em seu "Sherlock Holmes", que estreia nos cinemas nacionais e em quatro salas do Grande ABC.

O filme, uma das produções mais aguardadas deste primeiro semestre, traz na pele do famoso detetive inglês o astro Robert Downey Jr. A história se passa no fim do século 19 e mostra a ambição do sinistro Lorde Blackwood em dominar a Inglaterra e tomar conta do mundo. Acompanhado de seu fiel amigo Dr. Watson (interpretado por um bigodudo Jude Law), Holmes terá de utilizar sua força mental e física para deter o vilão e suas estranhas magias. As investigações os leva até a bela e perigosa ladra Adler, mocinha que coloca os amigos em diversos perigos e em meio a uma série de discussões.

Um dos destaques do longa é como se desenvolve a relação entre os dois mocinhos. A dupla parece estar com os dias contados, sendo que Watson está cansado das displicências do companheiro e inicia os preparativos de casamento com sua noiva. O detetive se mostra descontente com a possível saída do médico das investigações. Mas além da amizade existente entre eles, é demonstrada uma importância para o personagem de Law jamais vista em outras produções. Antes tido apenas como um ajudante, o ‘caro Watson' desponta como uma peça indispensável para o sucesso do trabalho da dupla.

AÇÃO - Se pensarmos melhor, a escolha de Ritchie para trazer o centenário personagem para o século 21 e para toda uma nova geração não parece das mais naturais. Mas a união de seu estilo agressivo - característicos de filmes como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998) - com os milhões disponibilizados por Hollywood fazem de Sherlock Holmes um filme repleto de explosões, aventura, tiros e perseguições.

O diretor mostra um homem com raciocínio extraordinário e grande gosto pela ação. Divulgada em um dos trailers, a cena em que um Holmes descamisado analisa o adversário e suas opções de combate antes de deixá-lo no chão era incapaz de ser pensada em uma adaptação para as telas dos contos envolvendo o personagem. O trecho é claramente inspirado na luta clandestina protagonizada por Brad Pitt em "Snatch - Porcos e Diamantes" (2000). A nova versão do detetive inglês consegue adicionar o apelo físico típico dos heróis dos filmes de ação à sua famosa audácia psicológica. Era o que faltava para atrair o grande público ao cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;