Economia Titulo Previdência
Aposentados conseguem reajuste
26/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Aposentados e pensionistas conseguiram a concessão de 50% do aumento registrado pelo PIB (Produto Interno Bruto) em pagamentos acima de um salário mínimo (R$ 465) - além da correção com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A decisão, que beneficia oito milhões de pessoas, valeria para 2010 e 2011.

A informação foi dada por Antonio Neto, presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil). De acordo com Neto, que saiu antes que a reunião em Brasilia terminasse, está sendo discutida também a formação de uma comissão para criar regras permanentes para essa faixa de aposentados.

O sindicalista questionou e achou "estranho" fato de representantes dos aposentados não estarem participando do encontro. Neto comentou que essa ausência é estranha porque as propostas em discussão constituem "avanços importantes" para a categoria.

Um desses avanços, segundo ele, seria a garantia de que o período durante o qual o trabalhador da ativa estiver recebendo seguro-desemprego ou aviso prévio seja computado na contagem do tempo para aposentadoria.

Os sindicalistas querem, segundo ele, que seja assinado um protocolo formal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantindo o cumprimento desses itens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;