Setecidades Titulo
Grande ABC tem filas para vacina contra febre amarela
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
11/01/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Ontem, os postos de saúde do Grande ABC registraram filas de pessoas querendo receber a vacina contra a febre amarela. O aumento da demanda vem desde o começo da semana, quando surgiram as primeiras notícias do aparecimento da doença em Brasília. Ontem, foi confirmada a primeira morte por febre amarela na cidade, ocorrida na terça-feira. Outras cinco mortes estão sob suspeita.

A procura pela vacina foi significativa em todo o País. Mais de 500 pessoas foram atendidas ontem no posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no aeroporto de Congonhas, na Capital. A média em dezembro foi de 100 imunizações por dia.

Mas São Bernardo bateu o recorde do aeroporto. Foram distribuídas 1.500 doses na quarta-feira e ontem. Em Santo André, o estoque do mês todo, de 300 doses, acabou em menos de dois dias. Em Diadema, quatro dias foram suficientes para acabar com o estoque do mês, de 50 doses. Mauá possuía 600, recebidas em dezembro. Terminaram ontem.

O estoque de São Caetano terminou na quarta-feira, depois 300 imunizações em um dia. Todas as cidades da região receberão novas doses do Estado hoje. A Secretaria de Estado da Saúde fez a promessa, mas não soube precisar a quantidade.

Em vários postos da região, a procura superou as doses disponíveis. O aposentado Seiyti Matoba, 53 anos, que vai viajar no Carnaval para Goiás, não conseguiu receber a vacina ontem, na US (Unidade de Saúde) Central de Santo André. “Sei que há casos da doença no Estado e por isso queria me prevenir”, contou.

A recomendação do Ministério da Saúde é que apenas quem vai viajar para as áreas de risco tome a vacina.

(com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;