Setecidades Titulo Verde
Governo atrasa divulgação dos 'municípios verdes
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/09/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Não vai ser desta vez que os eleitores poderão avaliar as políticas públicas das atuais gestões municipais no setor ambiental. Pelo menos não oficialmente. As notas verdes prometidas pelo governador José Serra (PSDB) estão prontas, mas serão divulgadas apenas após o processo eleitoral. A data não está definida, mas o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, adiantou que a cerimônia será em novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

"Houve demora para computar todos os dados. Não conseguimos apresentar as notas na época pré-eleitoral e agora não podemos interferir na campanha política", justificou Graziano. O responsável pelo projeto Município Verde adiantou que 382 cidades paulistas - mais da metade do total - apresentaram planos de ação na área. "Esses receberão uma nota maior que os demais."

Os critérios usados para classificar um município como verde ou não são baseados em dez pontos: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. No lançamento do projeto, representantes das sete cidades do Grande ABC aderiram ao protocolo de intenções oferecido pelo governo.

Na região, um fator novo pode interferir nas médias. Caso a Lei Específica da Billings - assinada anteontem pelo governador - seja aprovada pela Assembléia Legislativa no formato apresentado pelo governo, os municípios terão de readaptar seus planos diretores para cumprir os requisitos previstos na nova legislação, com o objetivo de preservar a represa.

"As prefeituras serão igualmente responsabilizadas pelo controle. Dentro do projeto Município Verde, os municípios terão mais ou menos acesso a recursos do governo, tudo vai depender da nota. Há uma dinâmica política por trás disso. Ano que vem, os eleitores poderão avaliar", explica Graziano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;