Economia Titulo Compras
Descontrole de gastos dobra inadimplência no semestre
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/10/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O descontrole de gastos do consumidor e o fato de ele ter sido avalista ou ter emprestado o nome para outra pessoa fazer compras no crediário levaram a um ligeiro avanço na taxa de inadimplência no último semestre.

Isso foi o que apontou a Pesquisa de Inadimplência SCPC e SCPCheque feita pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

O número de pessoas que apontou o desemprego como causa da inadimplência foi reduzido de 55% em setembro de 2007 para 46% em setembro de 2008.

Por outro lado, a quantidade de pessoas que apontou como causa da inadimplência o descontrole de gastos quase dobrou, passando a 17% este ano. Em relação aos que apontam terem sido avalistas ou emprestado o nome o número subiu de 12% para 17%.

A pesquisa - que ouviu 618 consumidores em setembro de 2008, e 851 em 2007 - revelou também que o consumidor está mais cuidadoso na hora de se endividar e também pretende quitar seus débitos com recursos próprios (salários).

A quantidade de entrevistados que pretende pagar as contas atrasadas com recursos de outros, como amigos e parentes, passou de 12% em 2007, para 9% em 2008.

CRÉDITO
O levantamento, mostra, entretanto, que o consumidor está mais cauteloso e querendo quitar débitos atrasados. O uso do empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento ou aposentadoria caiu de 17% para 13% neste ano.

Seu uso para quitar dívidas caiu de 63% para 55% considerando o mesmo período, mas cresceu de 11% para 16% para comprar produtos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;