Economia Titulo Emprego
Contratação de extras supera previsões

Segundo associação, foram criados 81,7 mil novos postos neste ano em todo Brasil, por causa do Dia das Mães

Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
26/05/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A comemoração do Dia das Mães, considerada pelos lojistas como a segunda melhor em vendas, perdendo apenas para o Natal, ocupa também o segundo lugar no ranking de contratação de empregados temporários.

De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), foram criados 81,7 mil novos postos de trabalho neste ano em todo o Brasil, por causa do Dia das Mães.

O número é 6,5% superior ao mesmo período do ano passado e quase o dobro do esperado para 2008 - inicialmente, era previsto aumento de apenas 3,5%. A taxa de efetivação dos temporários ficou em 35,5%, mantendo a média dos três anos anteriores. Esse percentual significa que aproximadamente 29 mil trabalhadores conseguiram emprego fixo. Somente no Estado de São Paulo foram abertas, nessa época, 26.144 vagas, das quais 9.281 efetivadas.

No Grande ABC, segundo especialistas de recursos humanos das sete cidades, a recolocação do trabalho temporário do Dia das Mães teve acréscimo médio de 70% nos últimos três anos. "Normalmente os funcionários temporários contratados por nós passam a trabalhar como fixos nos escritórios e na administração da empresa", revela Sidney Matrone Júnior, sócio-proprietário do Boticário do Mauá Plaza Shopping. "Além disso, boa parte dos extras continua sendo chamado para trabalhar nas lojas em outras datas comemorativas do ano. Assim, é mais fácil para nós já que o colaborador não precisa de treinamento."

Os principais fatores que favoreceram o crescimento, segundo os dados da Asserttem, são a facilidade de crédito, os novos pontos de venda e o aumento das ações do Ministério do Trabalho e Emprego contra a informalidade.

Os setores de confecções, acessórios e aparelhos eletrônicos são os que mais empregaram pessoas para as áreas de vendas, promoção de vendas, atendimento, crediário, caixa, embalagem, reposição de estoque e fiscalização de loja.

Na avaliação da sócia-proprietária do Grupo Rhodes Recursos Humanos e conselheira superior da ACE (Associação Comercial e Empresarial) Diadema, Silvia Machado, a maioria das propostas de emprego no município é oferecida pelas empresas do Pólo de Cosméticos.

Pelos cálculos da Asserttem, a remuneração média desses trabalhadores varia de R$ 550 a R$ 880 (com benefícios como vale-transporte e vale-refeição). Pouco mais da metade dos contratados (55%) são homens e 65% do total têm entre 18 e 39 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;