Setecidades Titulo Desafio
Para estudantes, consumo do álcool estimula uso do cigarro

Concurso irá premiar a melhor redação com bolsa de estudos na USCS

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
21/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro vício é, geralmente, o álcool, apresentado aos jovens pelos próprios amigos. Depois, o cigarro começa a acompanhar a bebida que os adolescentes consomem quando saem à noite.

"Vira um conjunto de vícios e a pessoa não sabe mais como começou cada um", disse Scarlat Torres da Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio da EE Profº Joaquim Moreira Bernardes, no Jardim Silvina, em São Bernardo.

A jovem e outras dezenas de alunos da unidade participaram ontem do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário. Neste ano, o tema proposto para as redações é Álcool: você não precisa disso para se sair bem.

Para Vitor Costa, 17, a culpa pelo envolvimento dos jovens com álcool e fumo recai também sobre os pais e não somente sobre os colegas. "Hoje virou até normal uma pessoa de 15 anos beber e fumar. São os pais que não impõem limites dentro de casa", opinou o estudante do 3º ano do Ensino Médio da EE Santa Dalmolin Demarchi.

O pai de Robert Nicolas, 16, é rígido quando o assunto é bebida. "Ele não me deixa nem encostar a mão em latinha de cerveja". O estudante do 2º ano da escola no bairro Demarchi escreveu letra de música para o Desafio de Redação.

Para estimular a participação dos alunos, a professora de Português da Santa Dalmolin Rogéria Gonzaga também resolveu participar do concurso. Ela produziu o rap Álcool - seis letras que eu renego. "Nasci na periferia e meu pai morreu por causa do álcool. Na escola, já tivemos problemas com estudantes que trouxeram bebida e acabaram suspensos. O tema caiu muito", contou.

Segundo Rogéria, docentes desmotivados acabam fazendo com que os alunos percam o interesse nas discussões em sala de aula. "Quero formar guerreiros. Por isso participo com eles em tudo que posso. E quando percebem que o professor está fazendo uma redação, se dão conta de que aquilo é realmente importante."

O Desafio de Redação está na sexta edição. O vencedor ganhará uma bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O evento também possui parceria do governo do estado e conta com apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;