D+ Titulo Saúde
Mais do que prevenir Aids e gravidez
Caroline Garcia e Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
22/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a DST (Doença Sexualmente Transmissível) que, em geral, mais assusta. Ataca o sistema imunológico e deixa o organismo vulnerável. No Brasil, foram registrados 66.114 casos entre jovens de 13 a 24 anos até 2009. Mas é sempre bom lembrar que há muitas outras doenças que a camisinha previne. Conheça as mais transmitidas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

- Clamídia (1.967.200 novas infecções a cada ano no mundo) e gonorreia (1.541.800 casos) são ocasionadas por bactérias. Entre os sintomas estão dor ao urinar, aumento de corrimento e incômodo durante a relação sexual. Podem causar infertilidade.

- Sífilis (937 mil infecções anuais) é causada por bactéria. Dá feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que não doem ou coçam. Pode sumir sem tratamento, mas a doença continuará no organismo. Provoca ainda manchas no corpo e queda dos cabelos.

- O HPV (685,4 mil casos por ano), originado pelo papilomavírus humano, dá verrugas nos órgãos genitais e, em alguns casos, lesões na boca e garganta. Pode causar câncer.

- Herpes genital (640,9 mil infecções anuais) é gerada por vírus e não tem cura. Em geral, surgem bolhas nos órgãos sexuais, que viram feridas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;