Setecidades Titulo Clima
Inverno promete ser menos rigoroso que no ano passado

Estação começa às 7h51 de hoje; previsão é de temperatura máxima em torno de 22ºC

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O inverno começa às 7h51 de hoje. Entretanto, quem gosta de frio poderá ficar frustrado, já que a previsão é que a estação – que acaba em setembro – seja mais quente que no ano passado. As temperaturas máximas, que na temporada de 2013 ficavam na casa dos 17ºC, deverão girar em torno de 22ºC. Em razão da troca de estações, esta será a noite mais longa do ano nos países do Hemisfério Sul.

Segundo o meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a média das temperaturas mínimas será semelhante à do último inverno: 12ºC. “Em 2013, a estação de medição de São Paulo chegou a registrar 5,2ºC. Não esperamos que chegue a marcar isso neste ano”, avalia.

O meteorologista Celso Oliveira, da Somar, explica que a precipitação deverá ser maior que no ano passado. “Com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e formação do fenômeno El Niño, as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a região Sul, trazendo chuva acima da média.” Ele acrescenta que as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, avançando pouco sobre o Sudeste.

Apesar de a estação como um todo registrar temperaturas mais amenas, Oliveira informa que deverá haver onda de frio a partir de quarta-feira, chegando até a segunda-feira seguinte. Outras quedas acontecerão entre os dias 15 e 25 de julho e entre os dias 1º e 5 de agosto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;