Esportes Titulo Futsal
Santo André estreia de olho no título do Paulista Feminino

Criado há quatro anos, equipe chegou bem perto em 2013, quando foi eliminado na semifinal

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
25/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Bonitas, vaidosas e verdadeiras feras com a bola no pé. Essas são as primeiras impressões de quem assiste a um treino do time de futsal feminino do Primeiro de Maio/Santo André, que estreia hoje, às 18h, no Campeonato Paulista, contra o Buzzo Sports, em São José dos Campos. Mesmo em modalidade tipicamente masculina, elas não se intimidam e se destacam principalmente pela dedicação nos treinamentos.

Depois de serem eliminadas na semifinal da edição 2013 do Estadual, melhor resultado obtido nos quatro anos de projeto, a meta agora é o título. Para isso, o time se prepara há pelo menos dois meses, reunindo excelente condição física para a estreia de hoje, que promete ser dura, uma vez que o São José é o atual campeão.
“Temos apoio da Prefeitura, que nos cede espaço para treinamento e o ginásio do Camilópolis (Noêmia Assumpção), onde mandamos nossas partidas. Além disso, conseguimos por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte parceria com a TIM, que nos fornece material esportivo e os uniformes”, explica Silvio Chicchi, diretor de esportes competitivos do Primeiro de Maio.

O time é composto por 12 atletas, todas na faixa dos 20 anos, e que não vivem da modalidade. “A maioria trabalha, mas treinam diariamente para manter a forma. Não dá para viver de futsal feminino ainda, mas fazemos o que conseguimos. Temos parceria com as faculdades Carlos Drummond de Andrade e UniSant’Anna, que cedem bolsas para que as meninas possam estudar também”, ressalta Chicchi.

A estrutura vem melhorando a cada temporada e o reflexo aparece dentro de quadra. Para a competição deste ano, o time conta com seis jogadoras que atuavam em equipes do Interior e foram convidadas para reforçar o time andreense, caso da ala Jaqueline, destaque da equipe (leia mais ao lado).

“As meninas que vieram de times do Interior moram em seis alojamentos que mantemos no (Complexo) Dell’Antonia. Damos todo o suporte que elas precisam”, garante Chicchi. “Fui pessoalmente na casa de cada uma fazer o convite e explicar aos familiares o projeto. Fico feliz porque deu tudo certo”, completa o diretor.

O Campeonato Paulista é disputado por 12 equipes do Estado, entre elas o São Caetano e o São Bernardo, mostrando a força da modalidade no Grande ABC. Simultaneamente acontece o torneio sub-20, mas que terá apenas a presença do time andreense, que estreia domingo, às 19h30, contra o Araraquara. 

Ex-Indaiatuba é a esperança da equipe

A esperança do Primeiro de Maio/Santo André no Paulista Feminino de Futsal se chama Jaqueline Daiane da Silva, 19 anos. Ex-jogadora de Indaiatuba, ela aceitou convite para reforçar a equipe do Grande ABC no ano passado e levou o time até a semifinal. Agora, a ala espera conseguir o título para retribuir a confiança depositada em seu jogo.

“Fiquei feliz quando recebi o convite de Santo André e resolvi aceitar porque é um projeto muito sério. Vai fazer dois anos que estou aqui, jogando e estudando Educação Física. Isso foi decisivo para aceitar o convite”, comentou Jaqueline.

Esta será a sexta edição do Paulista que a ala vai disputar, tendo conquistado o tênis de ouro, prêmio dado aos melhores da competição, nas cinco vezes que esteve em ação.

“É gratificante, mas aumenta bastante a responsabilidade. A marcação agora é forte e tem jogo que nem consigo me mexer”, afirma Jaqueline, que explica seu diferencial. “Sou muito rápida em quadra e por isso me destaco, mas preciso melhorar a finalização”, assume a jogadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;