Esportes Titulo Dica
Alongar é meio caminho para boa corrida

Especialista ressalta que etapa ajuda a relaxar a musculatura e também aumentar a flexibilidade

Anderson Fattori
29/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Um bom resultado em corrida de rua começa com alongamento adequado pouco antes da largada. Quem garante são os especialistas, principalmente os que todos os dias convivem com queixas de atletas, em especial os iniciantes, que teimam em pular a etapa, considerada obrigatória para toda atividade física.

Segundo Rodrigo Lobo, diretor da Lobo Assessoria, empresa de São Bernardo que trabalha especificamente com atletas que treinam para disputar as corridas de rua, o alongamento é essencial para trazer mais conforto durante a atividade. “Na corrida, o alongamento não serve exatamente para prevenir lesões, já que normalmente não existem movimentos bruscos como no futebol ou basquete, por exemplo. Mas o fato de alongar a musculatura traz muito mais flexibilidade e conforto para o corredor, fazendo, assim, com que os resultados teoricamente melhorem bastante”, ressalta.

Rodrigo explica como fazer o alongamento adequado antes e depois de um treino ou prova. “O corredor nunca deve tentar se alongar frio. Primeiramente, é preciso correr ou caminhar por cinco ou dez minutos. Depois, fazer sessões rápidas, sem forçar muito a musculatura. O mais importante é se sentir confortável e bem relaxado durante a atividade”, recomenda o personal training, que há mais de 13 anos é triatleta e participa de provas de rua.

Para as pessoas que sofrem com dores crônicas, principalmente nas costas e eventualmente nas pernas, o especialista recomenda alternar os treinos de alongamento com os de corrida. “Uma opção legal seria separar pelo menos um ou dois dias na semana apenas para fazer o alongamento mais intenso, puxado e demorado. Neste dia, a pessoa não deve correr, no máximo caminhar levemente para não forçar a musculatura. Desta forma, é possível conseguir mais flexibilidade, o que também é muito importante, e evitar lesões nas áreas mais doloridas”, explica Rodrigo.

Além da musculatura, pesquisas recentes mostram que o alongamento ajuda o atleta de outras maneiras, como deixando os movimentos bem mais soltos, ajudando na respiração e também na circulação sanguínea, o que aumenta o raciocínio.

Prova de rua do Grande ABC já conta com 1.044 inscritos

Exatas 1.044 pessoas já garantiram presença no 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, que faz parte das comemorações pelos 55 anos do Diário, completados em maio. A maior parte dos competidores (791) optou pela inscrição nas sete etapas da competição, que começa no dia 16, em São Caetano.

Ainda dá tempo de participar. Basta se inscrever pelos sites www.dgabc.com.br ou www.ativo.com ou retirando a ficha na portaria do Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André. A prova conta com percursos de cinco e dez quilômetros.

O custo de cada etapa é de R$ 20, sendo que o atleta que desejar participar das sete provas pode se inscrever com preço promocional de R$ 100 até o dia 12, ou até esgotarem as 3.000 vagas. Todos os atletas receberão kit da prova e medalha de participação.

Depois de São Caetano, a competição, realizada pelo Diário, com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e organizada pela Federação Paulista de Atletismo, passa por Rio Grande (7/7), Mauá (11/8), Ribeirão Pires (15/9), São Bernardo (13/10), Diadema (10/11) e Santo André (1º/12), com a largada sempre às 8h.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;