Interação Titulo
É bonita?

Como havia prometido neste espaço na última semana, venho trazer informações sobre o concurso para Miss Deficientes Visuais

Carlos Ferrari
27/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Como havia prometido neste espaço na última semana, venho trazer informações sobre o concurso para Miss Deficientes Visuais, que aconteceu em Natal, no dia 23 de julho. Quem conhece meus textos sabe, porém, que só informar não faz parte do meu estilo. Quero, então, convidá-los a pensarmos juntos sobre "o ver" e "o belo".

Já escrevi algumas coisas sobre o assunto, porém, no dia do concurso me chamou a atenção a conversa que ouvi na mesa ao lado. Um cego perguntou durante o desfile: "E essa? É bonita?" O amigo que estava junto demorou alguns segundos e perguntou: "Mas como você sabe o que é ser bonita?"

O papo descontraído me fez pensar que talvez essa seja uma pergunta de boa parte da sociedade. Já vi gente dando alguns palpites. Certa vez, alguém, me ajudando a atravessar a rua, perguntou se eu sabia quando uma pessoa era bonita por meio do tato. Já ouvi também outros tantos que me perguntaram se era por meio da voz.

Não tenho dúvida de que o belo tem para a sua concepção uma grande dimensão visual. Todavia, tenho claro também que não necessariamente é a única, e sendo assim podemos afirmar que cada pessoa pode ter a sua definição de padrão de beleza, independentemente de ver ou não.

No concurso pude comprovar com satisfação que essas várias concepções se encontraram. Pessoas cegas e videntes (não cegas) discutiam juntas, com base em trocas de opiniões, quem deveria ou não ganhar.

A locutora descrevendo cada participante foi uma novidade que também contribuiu para o maior envolvimento de quem não estava enxergando. A empolgação das torcidas, e o comprometimento dos organizadores do evento, fizeram com que a questão da deficiência ficasse para muito além do segundo plano.

Para tristeza do Rio Grande do Norte, foi o Rio Grande do Sul quem ficou com a coroa. Porém, a lição que tivemos naquela noite fez com que todos saíssem vencedores.

Ali se rompeu um paradigma que para muitos distanciava beleza de deficiência. Foi com muita descontração, emoção e envolvimento de todos que as mulheres cegas que participaram saíram convictas de sua importância histórica para tantas outras jovens com deficiência, ainda com a auto-estima muito comprometida e pouco confiantes quanto ao seu potencial feminino.

Vou postar no meu facebook algumas fotos para dividir com vocês alguns momentos bacanas do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;